28/04/2016 17h09

Equipe da Fapes visita o Porto Digital e Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Uma equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), coordenada pelo diretor-presidente, Jose Antonio Bof Buffon, e pela diretora administrativo-financeira da Fapes, Maria Tereza Colnaghi Lima, realizou visita técnica de prospecção e intercâmbio ao Porto Digital de Recife, ao Instituto de Tecnologia e à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, de terça (26) a quinta-feira (28).

Considerado um dos mais importantes Parques Tecnológicos do País, o Porto Digital se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design.  Reconhecido por sua territorialidade singular, o Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife e no bairro de Santo Amaro, totalizando uma área de 149 hectares.

A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado desde a fundação do parque, em 2000. Mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos foram restaurados.

Atualmente, o Porto Digital abriga 250 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e cerca de 7.100 trabalhadores. O Porto Digital foi considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2007 e 2011, o melhor parque tecnológico do Brasil. Em 2005 o ambiente foi considerado o maior do País pela A.T. Kearney.

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Com mais de 70 anos de história, e localizado na Cidade Universitária em Recife, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) oferece soluções tecnológicas e multidisciplinares para os mais diversos setores produtivos. Desenvolve serviços especializados e soluções inovadoras que contribuem para o crescimento econômico e social de Pernambuco.

O Itep atua na elaboração e na execução de projetos e estudos de natureza básica, aplicada e tecnológica, atendendo às principais demandas dos setores econômicos estratégicos de Pernambuco, do Nordeste e do setor privado. O instituto também desenvolve cursos, programas e atividades de ensino em diferentes níveis (técnico, superior e pós-graduação) e apoia a gestão de arranjos e cadeias produtivas locais em diferentes municípios, contribuindo para a modernização e integração tecnológica.

O Itep gera e difunde tecnologias, apoia a proteção da propriedade industrial, estimula o avanço tecnológico, a modernização e melhoria da qualidade dos serviços e bens. O Instituto presta serviços tecnológicos a empresas e entidades públicas ou privadas e à sociedade em geral, apoia o empreendedorismo, através de processos de incubação de empresas e empreendimentos e desenvolve e apoia a gestão de arranjos e cadeias produtivas de Pernambuco e Nordeste.

Intercâmbio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Outro momento importante da equipe da Fapes em Recife foi a visita técnica à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE). Na oportunidade, o diretor-presidente e a diretora administrativo-financeira, ambos da Fapes, se reuniram com a Secretária Lúcia Carvalho Pinto de Melo.

A Secti-PE mantém como instituições vinculadas: a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Empresa Pernambuco de Comunicação (TV Pernambuco). A Secretaria mantém também contrato de gestão com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e o Parque Tecnológico Porto Digital.

Já o Museu Espaço Ciência é uma superintendência da Secti-PE, e atua na divulgação e na educação científica, realizando um conjunto de procedimentos voltados à comunicação da ciência para estudantes, professores e o público em geral.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.