31/07/2017 11h15 - Atualizado em 31/07/2017 17h16

Encontro reúne pesquisadores para debater fronteira técnica da cafeicultura capixaba, em Venda Nova do Imigrante

Os investimentos do Governo do Estado em pesquisa destacam a importância de projetos que desenvolvam de forma sustentável o agronegócio capixaba. Neste sábado (29), foi realizado o Coffee Meeting: fronteira técnica da cafeicultura capixaba em perspectiva, no Coletivo Café, em Venda Nova do Imigrante.

O encontro contou com a presença do governador Paulo Hartung, e reuniu técnicos, pesquisadores e autoridades do setor da cafeicultura, para debater o mercado de cafés especiais no Espírito Santo e apresentar os resultados parciais dos dezessete projetos do tema cafeicultura que foram aprovados no edital do +Pesquisa AgroCapixaba.

"Este é o maior edital de pesquisa agropecuária da história do Espírito Santo, e o segundo maior do Brasil nos últimos dois anos, com um investimento de R$ 10,7 milhões", declarou o Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e acrescentou: "o nosso papel tem sido diminuir as fronteiras entre a pesquisa científica, a assistência técnica e o setor produtivo. Este encontro propõe um debate sobre o mercado da cafeicultura capixaba, e irá apresentar os resultados parciais das pesquisas aprovadas no edital, que, por fim, levarão mais conhecimento ao campo, contribuindo para um futuro ainda melhor para o setor agropecuário capixaba”.

Em dezembro de 2015, a Seag lançou, em parceria com a FAPES, o edital do +Pesquisa AgroCapixaba, que irá destinar R$ 10,7 milhões para 90 projetos de pesquisa aplicada selecionados. Deste valor, cerca de R$ 1,6 milhão será destinado aos dezessete projetos aprovados dentro do tema cafeicultura. Dentre os projetos estão pesquisas relacionadas ao manejo racional da água, à mecanização da colheita, ao melhoramento genético para grãos adaptados às mudanças climáticas, entre outros.

“Nesta perspectiva, a Secti, Fapes, Seag e Incaper, não tem medido esforços para dar um suporte técnico-científico à cafeicultura Espírito-Santense, de forma que continue sendo um vetor relevante em todo o Estado. Este é o primeiro encontro, de muitos outros com o objetivo de reunir pesquisadores, o governo e o setor produtivo para debater os caminhos do desenvolvimento do agronegócio capixaba”, destacou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

O evento foi uma realização da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

+Pesquisa AgroCapixaba

Os 90 projetos de pesquisa aplicada, ao longo de três anos, vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

Foi realizada uma série de debates em mais de 50 oficinas de trabalho, em torno dos principais arranjos produtivos da agropecuária, ao longo de 2016. Um dos principais desafios apontados foi a crise hídrica e a escassez de água. Dessa forma, a expectativa é de que os projetos apontem alternativas e soluções inovadoras para mitigação dos efeitos climáticos adversos.

Os projetos selecionados, que serão executados em oito instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo — Ceplac, Incaper, Ufes, Ifes, UCL, UVV, Multivix e IDAF –, serão desenvolvidos em 10 temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção; Culturas Alimentares e Floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono; e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

Esse investimento em Pesquisa Agropecuária representa o redirecionamento das políticas públicas voltadas para o setor, uma mudança de prioridades, dada a importância da pesquisa para o desenvolvimento sustentável do agronegócio capixaba.

Assessoria de Comunicação Fapes

Fernanda Magalhães/ Palloma Spala