24/04/2018 11h43

Empresas participantes do Sinapse da Inovação ES são selecionadas para evento na Suíça

Duas empresas capixabas – que nasceram durante a primeira edição do Sinapse da Inovação Espírito Santo – embarcaram para a Suíça para participar do AIT Swiss Camp Abril 2018. O evento, realizado pela Swissnex Brazil, é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Suiça para Educação, Pesquisa e Inovação, atrelado ao Departamento de Relações Exteriores e o Consulado Geral da Suíça no Brasil.

O programa AIT A Swissnex Brazil se define como uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e ideias relacionadas a ciência, educação, arte e inovação. Por meio de eventos públicos e tours com profissionais, facilita o desenvolvimento de networking entre convidados internacionais, startups, pesquisadores, acadêmicos, empreendedores e outros visitantes.

No último dia de evento, dois projetos capixabas selecionados pela Swissnex Brazil serão apresentados a uma banca de jurados composta por especialistas na área de inovação e investidores. Entre os especialistas convidados está o diretor técnico-científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Ribeiro Rodrigues, convidado pela Swissnex Brasil e pela organização do AIT Swiss Camp para compor a banca avaliadora.

As empresas selecionadas pelo Swissnex foram:

1) O Sensor Óptico aplicado à Bioengenharia de Órgãos, apresentado pela Rayssa Helena Arruda Pereira Sensor Óptico, doutoranda pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);

2) A Smile Alge, com o projeto apresentado no Sinapse “Fármacos com bioativos de alga da costa do Espírito Santo”, que será apresentado pela Denise Endringer, professora e pesquisadora da Universidade de Vila Velha (UVV).

O projeto “Sensor Óptico aplicado à Bioengenharia de Órgãos”, da pesquisadora e empreendedora Rayssa Arruda, objetiva a criação de um equipamento que possibilitará avaliar o estado de descelularização de órgãos para habilitá-los para testes de recelularização, fornecendo o comportamento óptico dos processos de descelularização.

Os órgãos e tecidos descelularizados são a promessa da medicina regenerativa e da bioengenharia para solucionar a escassez de órgãos para transplantes e as complicações por rejeição pós-transplante. Devido ao desafio de avaliação do órgão descelularizado, desenvolveu-se o sensor em questão.

 

Já a Smile Alge, ou “Fármacos com bioativos de alga da costa do Espirito Santo”, projeto da pesquisadora e empreendedora Denise Endringer, desenvolve um substituinte natural a produtos já existentes no mercado. Com base em algas marinhas, sua eficiência é comprovada em relação às novas exigências do consumidor moderno.

Importante destacar que o Espírito Santo ocupava, em 2014, a penúltima posição no ranking de inovação brasileira, e este ano já se encontra na 7ª colocação, com tendência de crescimento. Ciência, tecnologia e inovação são a chave para um crescimento econômico sustentável e para a formação de um capital humano voltado para a realidade do “novo futuro”.

O Evento

O AIT Swiss Camp Abril 2018 começou no domingo (22) e acontece em três cidades da Suíça até sexta-feira (27). O evento contará com um tour em empresas locais, além de capacitações em temáticas relacionadas ao desenvolvimento de negócios inovadores e interação com o ecossistema de inovação local.

 

Informações à Imprensa:

Fernanda Magalhães

comunicacao@fapes.es.gov.br

55 27 3636-1867

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard