14/05/2018 12h07 - Atualizado em 14/05/2018 15h05

Empresas do Sinapse da Inovação Espírito Santo iniciam a etapa de pré-incubação do programa

Na última sexta-feira (11), foi realizado no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), em Vitória, o primeiro Workshop de capacitação da etapa de Pré-Incubação do Sinapse da Inovação Espírito Santo. Nesta etapa, as empresas contratadas pela Fapes, passarão por um período intenso de capacitações e suporte, durante 6 meses, para o desenvolvimento de seus produtos e negócios.

A programação do evento teve início com a entrega dos prêmios da Bolsa de Valoração de Ideias – BVI, para os cinco melhores investidores da comunidade capixaba. A Bolsa de Valoração de Ideias (BVI) é um mecanismo similar a uma bolsa de valores, que visa promover a participação de todos os cidadãos de um estado durante uma operação do programa Sinapse da Inovação.

O Diretor-Presidente da Fapes, José Antônio Boff Buffon, a Secretária da SECTI, Camila Dalla Brandão, o Sub-Secretário da Cultura, Ricardo Pandolfi e o Diretor Executivo da Fundação Certi, Leandro Carioni, realizaram a entrega do prêmio (um iPad) para os cinco vencedores:  Bianca Baião Bastos, Diana Frota de Abreu Secchin, Eduardo Afonso Nunes Gonzalez, João Francisco Allochio Filho e Marcos Tesch Cavicchia.

Na sequência o Gerente de Gestão Orçamentária e Financeira da Fapes, Geanderson Campos Costa, tirou dúvidas dos empreendedores relacionadas à prestação de contas. Dando continuidade à programação, o Consultor de Negócios da Fundação Certi, Carlos Bizzotto, realizou a capacitação técnica sobre identificação de problema /oportunidade e proposta de valor.

Após as palestras, os empreendedores utilizaram três ferramentas desenvolvidas pela Fundação Certi para praticar os conceitos aprendidos e aplicá-los em seus projetos, com a realização de dinâmicas e apresentações.

Participaram do evento 64 empreendedores de 44 empresas, que além de receberem capacitação técnica, puderam ouvir os depoimentos das empreendedoras Denise Endringer e Rayssa Arruda, aprovadas no Sinapse ES, sobre a experiência na competição internacional AIT Swiss Camp 2018, na qual conquistaram o 1ºe 4º lugar, respectivamente.

Ao final do evento foram anunciadas as dez empresas sinápticas selecionadas para participar do “2-Week Digital Entrepreneurship Program”, que ocorrerá no campus da H-FARM, na região de Veneto, na Itália. Mais uma oportunidade internacional proporcionada aos participantes da primeira edição do Sinapse da Inovação ES.

Sinapse da Inovação Espírito Santo

O Sinapse da Inovação está sendo desenvolvido pela Fapes, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e também pela Fundação Certi– Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.  A Fapes tem como atribuições a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação.

Na primeira edição do programa no estado, o Sinapse envolveu e capacitou mais de 5 mil cidadãos capixabas, de 57 municípios, recebeu 1272 ideias inovadoras e selecionou as 50 melhores para serem transformadas em negócios de sucesso.

 

A Pré-Incubação

Na etapa de pré-incubação do Sinapse, as empresas contratadas pela Fapes, receberão durante 6 meses, suporte para o desenvolvimento de seus produtos e negócio, através de capacitações online e presenciais, acompanhamento e mentorias. Serão realizados diversos workshops e imersões sobre temas relacionados às áreas a serem desenvolvidas de seus negócios: produto, tecnologia, mercado, equipe, gestão e capital.

 

Texto: Fundação Certi

 

Assessoria de Comunicação Fapes
Fernanda Magalhães
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard