16/12/2015 09h28 - Atualizado em 16/12/2015 10h02

Emoção na formatura de nova turma do NossaBolsa

O sentimento do sonho realizado e muitos agradecimentos foram as marcas da solenidade de formatura dos 736 bolsistas do Programa Bolsa Universitária NossaBolsa, na tarde desta terça-feira (15), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. Em nome dos bolsistas, Sávia Pontes Paz, da Faculdade São Camilo, de Cachoeiro de Itapemirim, e atualmente professora de Matemática, destacou a preocupação do Governo do Estado com a formação profissional de qualidade.

“Através do NossaBolsa, o Governo demonstra que se preocupa com a qualidade de vida dos capixabas”, defendeu a professora. Já o administrador Farlei Luiz Sobreira, também discursando em nome dos bolsistas, e formado na Faculdade Vale do Cricaré, de São Mateus, disse que o Programa NossaBolsa respondeu a uma indagação que tinha sobre o futuro de sua vida, quando não estudava ou trabalhava: “Será que é isso (a ociosidade) que quero para minha vida? – Daí, resolvi encarar o desafio de fazer um curso superior e realizar um antigo sonho”, esclareceu.

O evento contou com as presenças do vice-governador Cesar Colnago, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) Guerino Balestrassi, do Secretário de Educação Haroldo Correia, do Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) José Antônio Bof Buffon e de representantes de diversas instituições privadas de ensino superior.

Emocionado, César Colnago destacou a relevância do Programa NossaBolsa: “É muito emocionante ver tantos alunos realizando o sonho de concluir um curso superior. Esse projeto constrói aquilo que dá condições para que tantos estudantes concretizem seus projetos. É uma iniciativa do Estado que tem dado um grande resultado porque aposta no futuro. Sempre estudei em escola pública e sei como é fundamental investir numa educação de qualidade para todos”.

O secretário da Secti, Guerino Balestrassi, defendeu a relevância social do Programa. “É uma política pública de inclusão social que acerta no alvo, na comunidade, e com baixo custo-benefício. Demonstra que o Governo aposta na sustentabilidade do desenvolvimento do Estado através do conhecimento”, afirmou Balestrassi. Já o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, afirmou que o Governo atua na formação das futuras gerações. “Amanhã, vocês bolsistas formandos poderão estar à frente de arranjos produtivos e na gestão de órgãos públicos ou privados. Assim, o Governo trabalha para garantir a sustentabilidade do nosso desenvolvimento”, defendeu Buffon.

NossaBolsa oferece mais 965 vagas no Ensino Superior

Durante a solenidade de formatura do NossaBolsa, o Governo do Estado anunciou o lançamento do novo Edital do Programa com 965 bolsas de estudos em diversos cursos de graduação oferecidos por faculdades particulares.

As bolsas são distribuídas nas áreas tecnológicas, cursos de formação de professores para o ensino fundamental e médio, cursos da área de saúde e algumas áreas estratégicas das ciências sociais aplicadas.

O investimento para as 965 vagas é de R$ 6 milhões, totalizando R$ 28.500.000,00 previstos para o Programa no ano de 2016. O valor da bolsa poderá ser de 50% a 100% da mensalidade. As inscrições poderão ser realizadas a partir do próximo dia 21 de dezembro até o dia 07 de janeiro de 2016 no site: www.nossabolsa.es.gov.br

O objetivo do programa é possibilitar o ingresso dos estudantes do ensino médio público no ensino superior, formar profissionais qualificados para os setores prioritários da economia do Estado e promover o desenvolvimento econômico e social por meio do conhecimento.

Programa NossaBolsa

As famílias que possuem renda per capita de até três salários mínimos e as pessoas que estudaram todo ensino médio em escolas públicas estarão aptas a participar do processo seletivo do Edital Fapes 2015 do Programa Bolsa Universitária NossaBolsa.

A seleção dos bolsistas terá como critério a nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2015. Assim como em 2014 a pontuação foi de no mínimo 500 (quinhentos) pontos nas provas objetivas de Linguagens: Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.  A novidade para 2015 é inclusão da prova de redação como critério: 450 pontos alcançados.

A 2ª etapa do processo seletivo é a comprovação do cumprimento dos requisitos legais:

•          Não ter sido beneficiário do Programa Bolsa Universitária NossaBolsa;

•          Não ter concluído qualquer curso de graduação;

•          Ter cursado as 3 (três) séries do ensino médio em escola pública localizada no Estado do Espírito Santo;

•          Residir no Espírito Santo no ato da inscrição;

•          Ser brasileiro nato ou naturalizado.

Atualmente o Programa Bolsa Universitária NossaBolsa contempla 16 municípios do Estado nas Instituições de Ensino Superior (IES) e conta com um total de 4.154 bolsistas em sala de aula, dos anos letivos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação – SECTI