08/06/2022 12h37

Edital Proapem recebe 41 submissões e seleciona 38 propostas no resultado preliminar

Foto Divulgação: freepik.com

Governo do Estado investe R$ 6 milhões em projetos dos Programas de Pós-Graduação capixabas.

As propostas habilitadas na primeira etapa de seleção do Edital Fapes 04/2022 – Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Capixabas Emergentes (Proapem) foram conhecidas, nesta quarta-feira (08). O resultado preliminar da chamada foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O Proapem recebeu 41 submissões de propostas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) capixabas.

Dos 41 projetos inscritos, 38 foram habilitados, sendo 16 aprovados e 22 suplentes. Veja aqui o resultado. Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado de seleção, poderá apresentar recurso administrativo, exclusivamente, pelo e-mail recursoadministrativo@fapes.es.gov.br e utilizando o formulário específico, que está disponível em www.fapes.es.gov.br/formularios, no prazo de 09 a 15 de junho de 2022.

O Proapem 2022

A chamada investe o total de R$ 6 milhões, com o objetivo de dar maior projeção nacional e internacional aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e incentivar à excelência em pesquisa e à capacitação de recursos humanos na pós-graduação capixaba. O edital, que tem recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), selecionou propostas que visam à manutenção, promoção e à consolidação dos PPGs stricto sensu e que tenham curso de Mestrado e/ou Doutorado Acadêmico ou Profissional com notas 3 e 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Proapem tem o objetivo de apoiar a manutenção do ecossistema capixaba de pós-graduação, estimular a consolidação e apoiar a ascensão dos PPGs capixabas emergentes, além de promover a melhoria da infraestrutura laboratorial disponível para os Programas. Também visa ao estímulo e à internacionalização dos PPGs e ao intercâmbio interinstitucional de pesquisadores e alunos da pós-graduação.

Avaliação da Capes

A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976 para o acompanhamento de todos os programas de pós-graduação stricto sensu que são submetidos a uma criteriosa avaliação periódica, cujos resultados são publicamente divulgados.

Os programas recebem notas na seguinte escala:

1 e 2: têm canceladas as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos de mestrado e/ou doutorado por ele oferecidos;
3: significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade;
4: é considerado um bom desempenho;
5: é a nota máxima para programas com apenas mestrado;
6 e 7: indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Serviço:
Resultado Preliminar do Edital 04/2022 – Proapem

Clique aqui e acesse o resultado

Prazo de recurso administrativo: de 09 a 15 de junho de 2022

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno