09/05/2017 15h07

Doações de equipamentos de pesquisa beneficiam instituições no ES

Fonte imagem: Christian van Hattem

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) doou – nos últimos cinco anos – quase R$ 8 milhões de equipamentos adquiridos pelos pesquisadores beneficiados com projetos de pesquisa e inovação distribuídos em todo o Estado. Só em 2012, foram mais de R$ 3 milhões deles, beneficiando instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas sem fins lucrativos. O levantamento aponta que, ao todo, foram R$ 7.874.418,79 em equipamentos doados nos anos de 2012 a 2016.

Os equipamentos adquiridos com apoio financeiro para os projetos de pesquisa e inovação, de acordo com a legislação da Fapes, podem ser doados após a conclusão do projeto e a aprovação da prestação de contas pela Diretoria Executiva da FAPES, preferencialmente às instituições em que as pesquisas foram realizadas.

Para o diretor técnico-científico e de Inovação da FAPES, Dr. Rodrigo Ribeiro Rodrigues, “paralelamente ao financiamento de pesquisas, a doação de bens patrimoniais é uma das ações mais importantes da FAPES para a manutenção da infraestrutura de pesquisa das instituições de ensino e pesquisa do ES, uma vez que permite a continuidade das linhas de pesquisa existentes, bem como a criação de novas. No caso dos bens patrimoniais, os recursos investidos no financiamento das pesquisas deixam de ser temporais e passam a integrar o patrimônio das instituições.”

As doações beneficiaram, nesses últimos 5 anos, mais de 15 instituições entre públicas e privadas no Espírito Santo, entre elas estão a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML) e a Associação Diacônica Luterana-ADL.

O LEMAG (Laboratório de Espectroscopia Mossbauer e Magnetometria da UFES) foi contemplado com vários equipamentos provenientes principalmente de recursos FAPES. “Hoje, somos capazes de melhor qualificar os mestres e doutores titulados no ES e também melhoramos as colaborações científicas no país e no exterior, já que só se pode fazer pesquisa experimental se houver equipamentos adequados, como os obtidos em projetos apoiados pela FAPES, afirma o coordenador do Laboratório, Edson Passamani Caetano.

Para o Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural do INCAPER, Luiz Carlos Prezotti, “os equipamentos orçados nos projetos e posteriormente doados pela FAPES ao patrimônio do Incaper possibilitam a ampliação de análises em atendimento aos projetos de pesquisa e também aos agricultores, que necessitam de análises como física e química de solos, análises fitossanitárias entre outras”.

Há microscópios de varredura atômica – MEV, balanças de precisão, estufas, liofilizadores, equipamentos laboratoriais, High Performance Liquid Chromatography - HPLC, equipamentos de informática, livros de pesquisa, entre outros. São equipamentos que, embora o projeto tenha sido finalizado, dão suporte para a continuidade da pesquisa na instituição.

A Fapes busca, com a ação, preservar o investimento público, colocando os equipamentos de pesquisa novamente a serviço da sociedade, seja por intermédio de órgão público ou de instituições privadas sem fins lucrativos.

Fernanda Magalhães