11/01/2023 17h29

Denio Arantes toma posse como diretor-presidente da Fapes

Foto: Ascom/Fapes

O professor e pesquisador é doutor em Ciência, com experiência em metalurgia e materiais, empreendedorismo e gestão educacional.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) já conta com novo diretor-presidente. Denio Rebello Arantes, que já atuou como presidente da Fundação e subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação na então Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Sectides), foi empossado nesta semana.

Professor e pesquisador em Ciência, Denio Arantes explicou quais são as expectativas na gestão da autarquia, que é vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“Nesta nova gestão do governador Renato Casagrande, a inovação se tornou um dos três pilares que serão fortemente trabalhados pelo Governo do Estado. A Fapes está no centro desse grande pilar, já que é o órgão responsável pela execução dos recursos destinados à inovação, por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, o Funcitec/MCI”, pontuou Denio Arantes.

“Vamos reformular o trabalho realizado pela Fapes, com o objetivo de atender a essa demanda, que será ainda maior do que foi nos últimos anos. Vamos tornar a inovação uma referência que vai estruturar e desenvolver economicamente o Espírito Santo”, destacou Arantes, que também comentou que está animado com os desafios que estão por vir e já tem planos para novas ações da Fundação.

Perfil

Bacharel em Física e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), em 1977, o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, é mestre em Física pela Unicamp, em 1981, e doutor em Ciência pela Unicamp, em 1992. Desde 1998, Arantes é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Em 1999, foi coordenador do curso técnico em Metalurgia e, de 2001 a 2003, foi presidente do Conselho Administrativo da Fundação de Apoio ao Ifes (Facto). Entre 2001 e 2009, foi diretor de Educação do Centro Federal de Ciência e Tecnologia (instituição precursora do Ifes).

Em 2009, foi pró-reitor de Ensino do Ifes e participou do Plano de Formação Setec-Mec para gestores da Rede Federal. De 2009 a 2017, foi reitor do Ifes. No ano de 2012, presidiu o Conselho de Reitores da Rede Federal – Conif. Também foi membro do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre os anos de 2015 e 2018.

Entre fevereiro de 2019 e março de 2021, foi diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), A partir de março de 2021, foi nomeado como subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação na então Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento do Espírito Santo (Sectides).

Denio Arantes também é professor e pesquisador com experiência em metalurgia e materiais, empreendedorismo e gestão educacional.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes