06/10/2017 15h32 - Atualizado em 06/10/2017 15h42

Confap e Fundação Bill & Melinda Gates abrem inscrições para nova rodada do Grand Challenges Explorations

 

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Fundação Bill & Melinda Gates estão com inscrições abertas para o envio de propostas voltadas à inovação em saúde, pelo programa Grand Challenges Explorations. Por meio da cooperação, a Fundação Bill & Melinda Gates oferecerá aos projetos selecionados 100 mil dólares e, em contrapartida, cada FAP poderá aportar às propostas contempladas valores adicionais de 50 mil a 100 mil dólares, de acordo com sua disponibilidade.

Para esta 20ª rodada, serão recebidas propostas em três temas específicos ligados à saúde:

 

- Novas abordagens para melhorar a imunização de rotina de recém-nascidos e a capacidade de profissionais de saúde em ambientes com poucos recursos;

 

- Mentes saudáveis para mães adolescentes: garantindo benefícios para a saúde de toda a família;

 

- Inovações para sistemas integrados de diagnósticos.

Participam desta rodada, por meio de suas respectivas Fundações, os estados de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Ceará (Funcap), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Rio Grande do Norte (Fapern), São Paulo (Fapesp), Santa Catarina (Fapesc), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt).

As propostas podem ser enviadas, em inglês, até o dia 08 de novembro por meio da página oficial do programa (https://gcgh.grandchallenges.org/application-instructions). Qualquer pessoa pode participar. Não é necessário anexar currículo, referências nem resultados prévios. A seleção é baseada exclusivamente na qualidade da proposta, que deve ser inovadora, e no seu potencial para resolver grandes desafios globais. São aceitos projetos de candidatos de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Os projetos contemplados poderão, posteriormente, ainda concorrer a um financiamento adicional de até US$ 1 milhão da Fundação Bill & Melinda Gates.

Confap e Fundação Bill & Melinda Gates

Lançado em 2008 pela Fundação Bill & Melinda Gates, o programa de financiamento de pesquisa Grand Challenges Explorations procura ideias arrojadas de indivíduos inovadores para solucionar os maiores desafios em Saúde e Desenvolvimento. Mais de 1300 projetos já foram financiados pela iniciativa, desde sua criação. A cooperação com o Confap, no conjunto de suas Fundações, teve início em 2011, com a assinatura de um Memorando de Entendimento - posteriormente renovado em 2016. Desde seu lançamento, em parceria com as Fundações, já foram contempladas dez propostas de cinco estados: São Paulo (4), Minas Gerais (3), Bahia (1), Pernambuco (1) e Rio de Janeiro (1). 

Webinar

Para facilitar o entendimento da parceria e orientar possíveis candidatos ao envio de propostas para o Grand Challenges Explorations, o Confap e a Fundação Bill & Melinda Gates realizarão no dia 10 de outubro, às 16 horas (horário de Brasília), o primeiro Webinar GCE. O acesso será feito pelo endereço https://zoom.us/j/845774232. A apresentação será dividida em três momentos: apresentação da parceria entre o Confap e a Fundação Bill & Melinda Gates; informações sobre a chamada; e apresentação de um trabalho já contemplado no programa. Os participantes poderão enviar questões aos painelistas e a previsão é de que o webinar dure cerca de uma hora.

 

Acesse aqui a página do GCE para orientações e submissão de propostas: https://gcgh.grandchallenges.org/application-instructions

 

Acesse aqui as informações sobre os desadios propostos nesta rodada: https://gcgh.grandchallenges.org/challenges

 

Acesse aqui mais informações sobre dicas de como estruturar projetos para o GCE: https://gcgh.grandchallenges.org/sites/default/files/Dicas_para_Candidatos.pdf

 

Acesse aqui o link para o webinar (10 de outubro de 2017): https://zoom.us/j/845774232

 

Coordenação de Comunicação Social do Confap

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard