21/06/2016 16h21 - Atualizado em 21/06/2016 16h29

Concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos

Com objetivo de estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil e sensibilizar a sociedade para tais questões, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação e a ONU Mulheres, abriram período de inscrições para o 11º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - concurso de redações, artigos científicos, projetos pedagógicos e ações educacionais na área das relações de gênero, mulheres e feminismos.

As inscrições são individuais e devem ser feitas até 29 de julho 2016, às 18 horas (horário de Brasília), exclusivamente via internet, no endereço eletrônico: www.igualdadedegenero.cnpq.br. Atualmente, o Prêmio é atribuído a seis categorias, cada qual como uma premiação específica:

• Categoria Estudante do Ensino Médio – Redações

Premiação: Etapa nacional - bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica Júnior ou      Iniciação Científica ou Tecnológica, ambas com vigência de 12 (doze) meses e no país. Etapa Unidade da Federação: TABLET, para cada uma (um) das (os) candidatas (os) selecionadas (os).

• Categoria Estudante de Graduação e Graduada (o) – Artigos científicos

Premiação: R$ 5 mil para cada uma (um) das (os) 2 (duas/dois) candidatas (os) agraciadas (os).

• Categoria Estudante de Mestrado e Mestra (e) – Artigos científicos

Premiação: R$ 8 mil para cada uma (um) das (os) 2 (duas/dois) candidatas (os) agraciadas (os).

• Categoria Estudante de Doutorado e Doutora (or) – Artigos científicos

Premiação: R$ 10 mil para cada uma (um) das (os) 2 (duas/dois) candidatas (os) agraciadas (os).

• Categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero” – Projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio

Premiação: Escola: R$10 mil para cada uma das escolas premiadas, não podendo passar de uma por Unidade da Federação. O Prêmio deve ser, necessariamente, aplicado na ampliação e/ou fortalecimento de ações para promoção da igualdade de gênero, sendo vedadas as despesas na rubrica “capital”.

• Categoria Secretarias Estaduais e Municipais de Educação – Projetos e ações para a promoção da igualdade de gênero.

Premiação: Selo datado de “Secretaria Promotora da Igualdade de Gênero” para cada uma das 5 (cinco) Secretarias Estaduais e Municipais de Educação premiadas.

O CNPq também poderá conceder uma bolsa de estudo, no país, para desenvolvimento de projeto/tema do Prêmio para cada uma (um) das (os) agraciadas (os) das categorias relacionadas, desde que atendam aos critérios normativos do CNPq:

• Categoria “ Estudante de Doutorado e Doutora (or)” - bolsas de Doutorado ou de Pós-Doutorado, ambas no país;
  • Categoria “Estudante de Mestrado e Mestra (e)” - bolsas de Mestrado ou de Doutorado, ambas no país;
  • Categoria “ Estudante de Graduação e Graduada (o)” - bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica, com vigência de 12 (doze) meses ou de Mestrado, ambas no país;

Serviço:

11º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Inscrições somente pelo site: www.igualdadedegenero.cnpq.br, até 29 de julho de 2016, às 18 horas.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro