13/01/2017 11h55 - Atualizado em 13/01/2017 11h57

CNPQ abre oportunidade para pesquisas em Agroecologia e Produção Orgânica

CNPQ abre oportunidade para pesquisas em Agroecologia e Produção Orgânica

 

Atenção, pesquisadores capixabas. O Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), torna pública a Chamada MCTIC/MAPA/MEC/SAF-CASA CIVIL/CNPQ Nº 21/2016 que investirá R$ 10,5 milhões em pesquisas relacionadas à Agroecologia e Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção integrados ao ensino, à pesquisa e à extensão. As inscrições estarão disponíveis até o dia 10 de março de 2017 no site www.cnpq.br.

A agroecologia está presente em grande parte do território capixaba. No Espírito Santo, 300 produtores rurais já possuem a certificação orgânica. Tem sido uma alternativa socioprodutiva por meio da valorização da cultura local e da internalização da perspectiva agroecológica em instituições e ambientes de ensino, pesquisa e extensão.

A chamada tem por objetivo fomentar a criação ou a manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) e de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT) nas instituições interessadas.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor de R$ 10,7 milhões, oriundos do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI); do Ministério da Educação (MEC); da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento (SEAD), ligada à Casa Civil; e do CNPq, a serem liberados em duas parcelas.

O pesquisador deve possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta, possuir o título de especialista, mestre ou doutor, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo celetista ou estatutário com a Instituição de Execução do Projeto.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

 

Informações à Imprensa:

Fernanda Magalhães

acompanhamento3@fapes.es.gov.br

3636-1868

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard