16/02/2023 09h35

Chamada pública mais abrangente da Fapes foi prorrogada

Foto Divulgação: Pexels

Edital 28/2022 – Universal disponibiliza R$ 18 milhões para financiamento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

Os pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo ganharam mais tempo para inscrever propostas de pesquisas científicas no Edital 28/2022 – Universal. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta quinta-feira (16), a chamada pública retificada com novo prazo final para submissão: 24 de março.

A chamada disponibiliza R$ 18 milhões para financiar pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação, coordenadas por pesquisadores que sejam mestres ou doutores. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, comentou sobre o investimento e a prorrogação do edital.

“O recurso de R$ 18 milhões é um forte investimento do Governo do Estado no fomento à Ciência, Tecnologia e à Inovação capixaba. É um demonstrativo do quanto o Governo prioriza o desenvolvimento da CT&I. Esse edital tem um peso grande para o ecossistema porque é um dos mais abrangentes da Fapes e, por isso, muito esperado pelos pesquisadores. É abrangente porque aceita projetos de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento e decidimos prorrogá-lo a pedido dos próprios pesquisadores para que todos possam inscrever suas propostas”, explicou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.

A inscrição de propostas deve ser feita na plataforma www.sigfapes.es.gov.br e o novo prazo de submissão termina no dia 24 de março. Os proponentes devem inscrever seus projetos em três faixas, de acordo com o quadro:

Exigências

Faixas

Titulação/Tempo

A – Exclusiva para

Mestres

B – Exclusiva para

Doutores (as),

com título obtido

há, no máximo, 10 anos

C – Exclusiva para

Doutores (as),

com título obtido

há mais de 10

anos

Valor máximo de cada proposta (R$)

R$ 60 mil

R$ 120 mil

R$ 160 mil

O edital tem o objetivo de apoiar a melhoria da infraestrutura de pesquisa nas instituições de Ensino Superior e de Pesquisa localizadas no Espírito Santo e também o foco de estimular a interiorização da pesquisa no Estado. Para isso, a Fapes destina 30% dos recursos financeiros prioritariamente a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições localizadas fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As propostas podem ser de diversas áreas do conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Serviço:
Prorrogação do Edital 28/2022 – Universal: clique aqui e acesse