21/06/2022 11h56 - Atualizado em 21/06/2022 12h06

Cerca de 4 mil pessoas disputaram as bolsas oferecidas pelo Nossa Bolsa 2022/02

Foto Divulgação: freepik.com

Fapes divulgou o resultado da 1ª chamada do 2º edital do Programa em 2022, que ofereceu 1.300 bolsas aos capixabas.

O sonho de realizar a graduação sem pagar nada está cada vez mais próximo para os capixabas que se inscreveram no 2º Edital do Programa Nossa Bolsa em 2022. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta terça-feira (21), o resultado da 1ª chamada do processo seletivo.

Ao todo, 3.949 estudantes disputaram as 1.300 bolsas integrais oferecidas pelo Nossa Bolsa 2022/02. Clique aqui e acesse a lista com os selecionados. Os cursos com maior número de inscrição foram: Enfermagem, que somou 700 inscritos; seguido por Direito, que obteve 568 inscrições; Fisioterapia, em que 300 capixabas se inscreveram; Psicologia, que somou 357 inscritos; seguido por Administração, que obteve 296 inscrições. A ordem de classificação do resultado foi realizada pela nota obtida por cada candidato na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020 ou 2021.

A chamada pública ofertou 1.300 bolsas integrais para graduação, ou seja, bolsas que cobrem 100% da mensalidade dos 40 cursos disponibilizados para a escolha da população. Os cursos foram distribuídos em 20 instituições de Ensino Superior, localizadas em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado. O edital Nossa Bolsa 2022/02 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu).

Os selecionados nesta fase do processo seletivo devem levar a documentação exigida no edital à instituição de Ensino Superior escolhida pelo candidato para efetuarem a matrícula e iniciarem os estudos. O prazo para envio da documentação começa nesta quarta-feira (22) e segue até o dia 29 de junho. Clique aqui e acesso o Edital Fapes 11/2022 – Programa Nossa Bolsa 2022/02.

A próxima etapa do edital é o resultado da 2ª chamada, previsto para ser divulgado no dia 04 de julho. Na 2ª chamada, os novos selecionados, que são os suplentes das vagas, serão convocados para apresentarem as documentações às faculdades escolhidas entre os dias 05 a 12 de julho e efetivarem suas matrículas.

A penúltima etapa do edital é o prazo para manifestação de interesse na lista de espera, previsto para acontecer do dia 15 a 19 de julho, com divulgação da lista, ou seja, dos interessados selecionados para ocuparem as vagas remanescentes, no dia 21 do mesmo mês. Os selecionados para as 1.300 bolsas vão iniciar os estudos no 2º semestre de 2022.

O Programa Nossa Bolsa

Criado pelo Governo do Estado, o Programa Nossa Bolsa tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Espírito Santo, sem condições de custear o estudo.

O Nossa Bolsa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que foi instituído por decreto, com o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação.

Serviço:

Resultado da 1ª Chamada do Programa Nossa Bolsa 2022

Prazo para envio da documentação a faculdade: de 22 a 29 de junho.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa: