A posse do novo diretor aconteceu na tarde dessa segunda-feira (04).
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) conta com um novo diretor técnico-científico na composição da diretoria executiva. O professor Celso Alberto Saibel Santos, doutor em Informática e mestre em Engenharia Elétrica, tomou posse no cargo de gestão, na tarde dessa segunda-feira (04), no gabinete da Fundação, em Vitória.
A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, deu posse e as boas-vindas ao novo colega de gestão. “A vinda do professor Celso trará para a Fapes um olhar inovativo na ciência e na tecnologia, colaborando para que o necessário diálogo entre a Academia e a sociedade seja cada vez mais incrementado”, afirmou.
A Diretoria Técnico-Científica é responsável pela gestão das gerências de Pesquisa e Difusão Científica e Tecnológica (Geped) e de Formação e Capacitação Técnico-Científica (Gecap) da Fapes. As gerências são encarregadas dos editais da Fundação: “PIC Jr.”, “Taxa de Pesquisa”, “Manutenção de Equipamentos”, “PPSUS”, “Pibices”, “Bolsa Pesquisador Capixaba”, “Universal”, “Proapex”, “Procap – Mestrado e Doutorado”, entre outros.
O dr. Celso Alberto Saibel Santos comentou suas expectativas em assumir a Diretoria. “A expectativa é de agregar um pouco da experiência adquirida nas diversas instituições em que atuei para dar continuidade ao excelente trabalho que a Fapes tem realizado no suporte às atividades de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico capixaba”, disse entusiasmado.
Perfil
Celso Alberto Saibel Santos é doutor em Informática pela Université Paul Sabatier de Toulouse III, na França (1999); mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP (POLI-USP, 1994); e engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1991). Foi pesquisador colaborador no ICMC/USP, São Carlos, entre 2018 e 2019.
Está ligado ao Departamento de Informática da UFES desde 2012, tendo atuado anteriormente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 2009 e 2012; na Universidade Salvador, entre 2001 e 2009; e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre 2000 e 2001.
Tem grande experiência na coordenação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, atuando, principalmente, nas áreas de Sistemas Computacionais, Multimídia e Aplicações Interativas.
É bolsista PQ-2 do CNPq e orientou seis teses de Doutorado, 28 dissertações de Mestrado, além de 70 trabalhos de iniciação científica e de conclusão de cursos de graduação. Seus interesses mais recentes de pesquisa englobam os Sistemas e Aplicações Multimídia, Aplicações Multissensoriais, Computação Ubíqua e IoT.
Texto: Samantha Nepomuceno
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867