10/04/2018 16h06 - Atualizado em 10/04/2018 16h07

Capixabas ligados à Fapes são classificados na semifinal do Famelab

O maior concurso de comunicação científica do mundo propõe que os participantes expliquem em até 3 minutos de forma lúdica algum tema científico

Dentre os 30 semifinalistas do maior concurso de comunicação científica do mundo, o Famelab, dois são ligados à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) do Governo do Estado: a bolsista Júlia Merçon Fernandes e o pesquisador Breno Souza Salgado.

Os aprovados passaram por duas seleções e agora ficarão de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro, onde serão treinados pela especialista britânica em comunicação científica, Emily Grossmann, para uma apresentação ao vivo no Museu do Amanhã. “Espero adquirir mais conhecimentos e melhorar a minha fala em público, já que seguirei a vida acadêmica. O tema que apresentei foi sobre os males causados pelos microplásticos, que são plásticos que com o tempo degradam e nós não vemos, mas mesmo assim causam um enorme malefício”, destacou Júlia Merçon, bolsista da Fapes e semifinalista do concurso.

Câncer foi o assunto comentado pelo capixaba e pesquisador da Fapes, Breno Salgado, que fez com que ele fosse um dos aprovados da semifinal. “Acredito que a minha participação incentiva que o concurso se torne ainda mais conhecido e divulgado aqui no Estado, que está desenvolvendo muito.  Espero que possamos disseminar a ciência e buscar cada vez mais soluções importantes”, disse.

Para o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, o concurso promove a aproximação entre cientistas e o público em geral, por meio de uma abordagem simples. “Os pesquisadores estão tão acostumados com falas técnicas que acabam não conseguindo repassar seus conhecimentos para a sociedade em geral, que ainda sabe e conhece muito pouco sobre o mundo científico e o que ele de fato é”, acrescentou.

Prêmios

Entre eles, serão selecionados dez finalistas que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

No Brasil, a iniciativa conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Famelab

FameLab foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores.

Para participar, os candidatos tiveram que realizar uma apresentação em vídeo de um projeto ou um tema específico, que foi enviado para o site do Famelab, com no máximo 3 minutos de duração, de forma clara e lúdica, para que todos consigam entender. Para mais informações, acesse: www.famelab.com.br.  

British Council

É uma organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard