25/04/2018 14h09 - Atualizado em 25/04/2018 14h35

Capixaba está entre os finalistas no FameLab 2018

Onze cientistas disputarão a final brasileira da maior competição de comunicação científica do mundo: o FameLab. Os participantes que se apresentarão ao vivo na final da etapa nacional foram anunciados nessa terça-feira (24). Dentre eles, está o capixaba Breno Souza Salgado, beneficiário no Edital Fapes - Programa Primeiros Projetos (PPP). Câncer foi o assunto comentado, "você sabia que raramente os elefantes desenvolvem câncer?", para falar sobre a possibilidade de aquisição de conhecimento do câncer nos animais e como ele pode trazer benefícios para o entendimento do câncer nos seres humanos e desenvolvimento de novas estratégias de tratamento que beneficiem as pessoas”.

“Acredito que a minha participação incentiva que o concurso se torne ainda mais conhecido e divulgado aqui no Estado, que está desenvolvendo muito.  Espero que possamos disseminar a ciência e buscar cada vez mais soluções importantes”, disse.

 

Conheça os finalistas:

Breno Souza Salgado
Danilo Micali Pereira
Flávia Rachel Moreira Lamarão
Guilherme Defante Telles
João Victor Cabral Costa
Laura Marise de Freitas
Leonardo Parreira Silva Nascimento
Priscilla Andressa de Sousa Silva
Raimundo da Silva Soares Junior
Raquel Caserta Salviatto
Taris Maria Macedo de Santana

A final do FameLab Brasil 2018 será realizada na sexta-feira (27), às 18 horas, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Os finalistas irão se apresentar ao vivo com o desafio de convencer o júri e a plateia de que são os melhores. Cada um terá apenas três minutos para explicar um conceito científico e mostrar sua importância para o público leigo, que também poderá eleger seu candidato favorito por meio da votação popular. Os finalistas serão avaliados pelo critério dos 3Cs: Conteúdo, Clareza e Carisma. O vencedor vai disputar as finais mundiais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

Esta é terceira edição do concurso no Brasil. Para concorrer, pesquisadores tiveram que enviar um vídeo de três minutos, sem nenhum recurso tecnológico, com a mesma proposta (explicação de um conceito científico e sua relevância). No total, 119 cientistas de vários estados brasileiros participaram.

O concurso é realizado por meio da parceria do British Council com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Museu do Amanhã.

 

Mais informações e inscrições: www.famelab.com.br

Coordenação de Comunicação Social do Confap.

 

 

Assessoria de Comunicação Fapes

Fernanda Magalhães

(27) 99879-6992

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard