Os cursos aprovados são de Universidades particulares e públicas, o que representa um avanço significativo para a educação e a pesquisa no Estado.
O Espírito Santo ganhou novos cursos de pós-graduação. A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a abertura de mais de 100 cursos de pós-graduação em todo Brasil, visando ao fortalecimento da formação de pesquisadores e acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento local e nacional.
No Espírito Santo, foram os seguintes cursos: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis, Turismo, Ciências Agrárias, Engenharias III, Arquitetura, Urbanismo e Design, Engenharia II e interdisciplinares. Os cursos aprovados são de Universidades particulares e públicas, o que representa um avanço significativo para a educação e a pesquisa no Estado.
A criação de novos programas de pós-graduação é muito importante para o Estado pois é uma maneira de formar profissionais qualificados, fomentar a pesquisa, a inovação e a economia, além de refletir um compromisso com a excelência académica. As instituições terão mais oportunidades de qualificação e isso não é benéfico apenas para a academia, mas também para empresas e organizações sociais, pois potencializa a colaboração entre universidades e sociedade como um todo, criando uma rede de pesquisa mais robusta e integrada.
Para o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, a vitalidade e o crescimento do sistema de pós-graduação Capixaba é motivo de comemoração. “Estamos crescendo em qualidade e em quantidade de programas, e o Estado por meio da Fapes desempenha papel decisivo por ser protagonista nas ações de fomento que sustentam as mais diversas iniciativas de pesquisa em andamento e um volume significativo de bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Por acreditar no papel da ciência e tecnologia, o Governo do Estado, por meio da Fapes, reajustou as bolsas de pesquisa, favorecendo a atração e fixação de talentos, o que é fundamental para a nossa relevância e protagonismo em ciência e tecnologia", destacou Varejão.
As Universidades que estão ofertando os novos cursos, são: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Multivix, Universidade Vila Velha (UVV) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br