23/08/2017 17h09 - Atualizado em 24/08/2017 18h01

Cachoeiro de Itapemirim recebe a 44ª edição da Cachoeiro Stone Fair

Nesta terça-feira (22), aconteceu a abertura oficial da 44ِª edição da Cachoeiro Stone Fair, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa. O evento, que prossegue até sexta-feira (25), reúne lançamentos em máquinas, insumos, equipamentos e tecnologia, além de apresentar as tendências em mármore e granito.

Durante a solenidade de abertura, o governador Paulo Hartung destacou que o setor de rochas está em franco crescimento no Estado e conquistou importantes avanços na área social, trabalhista e na relação com o meio ambiente. "Esse setor já cresceu e desenvolveu muito e agora tem que avançar na segurança do transporte de sua carga. Esse é um papel importante. Confio neste setor que já é exemplo para o país e será, em breve, para o restante do planeta", destacou o governador.

Protocolo de intenções

Durante a cerimônia de abertura, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) assinou um Protocolo de Entendimento com o Sindirochas, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor capixaba de rochas ornamentais.

Para o diretor presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, o setor apresenta uma enorme pauta de demanda por pesquisas e inovação, ao mesmo tempo que a academia se aprofunda em pesquisar este segmento. “O protocolo tem o propósito de organizar a troca de conhecimento, impressões e perspectivas entre os entes envolvidos, de modo que possamos construir uma pauta de pesquisa e inovação bem aderente ao desenvolvimento do setor e que lhe proporcione sustentabilidade no longo prazo”, afirmou.

Estande

O Governo do Estado apoia institucionalmente a Cachoeiro Stone Fair e também participará do evento por meio de palestras e de um estande, que envolve as secretarias estaduais de Desenvolvimento (Sedes); da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O espaço conta, ainda, com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Banestes.

No local, os visitantes poderão conhecer linhas de financiamento do Bandes e do Banestes e projetos de inovação vinculados à Fapes: “Analisis” (software de monitoramento de desempenho e apuração de custos de fio diamantado); “Stones Price” (plataforma online que lista os tipos de rochas, preços e onde comprá-las); “Concreto Sustentável” (um tipo de concreto produzido com resíduos de rochas); e “Tecno Engenharia” (software para simular e analisar  problemas em equipamentos e máquinas do setor de rochas). Confira as fotos na galeria.

Haverá também a exposição de artesanatos feitos com rochas ornamentais e informações sobre ações e projetos da Sedes e da Secti para ampliar o desenvolvimento do Estado.

Expositores

De acordo com os organizadores, a Cachoeiro Stone Fair conta com mais de 200 expositores, entre empresas do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Itália, China e Portugal. São cerca de 30 mil metros quadrados de área expositiva e aproximadamente 20 mil visitantes devem passar pelo parque de exposição, nos quatro dias do evento.

A feira é uma realização da Milanez & Milaneze e promoção do Sindirochas e Cetemag. Conta também com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Centrorochas, Sistema Findes, Sesi Senai, Sebrae-ES, Sinduscon-ES e CBIC e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

A programação completa da Cachoeiro Stone Fair está disponível no site do evento. Basta acessar:    http://www.cachoeirostonefair.com.br/site/2017/pt/programa

Serviço:

Cachoeiro Stone Fair - 44ª Feira Internacional do Mármore e Granito

Data: de 22 a 25 de agosto de 2017

Horário: 14h às 20h (acesso até as 19h)

Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa

Texto: Assessoria de Comunicação Sedes - Manuella Romeiro