22/12/2025 16h58 - Atualizado em 22/12/2025 17h05

BretA 2026: inscrições para missão que levará Retail Techs capixabas para Argentina são prorrogadas

Novo prazo para submissão vai até 11 de janeiro; até cinco startups de varejo serão selecionadas para imersão de negócios em Buenos Aires e participação no Retail Day.

Os interessados em participar de mais uma missão do Brazilian Startups Worldwide (BSW), programa de internacionalização idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), terão mais tempo para se inscrever. Nesta segunda-feira (22), a Fapes anunciou a prorrogação das inscrições para o Brazilian Retail Techs in Argentina (BretA), edital em parceria com a Fecomércio-ES e a Bcome.global, com apoio do Programa Diplomacia da Inovação - do Ministério das Relações Exteriores, e do Sebrae, que vai dar a oportunidade para empresas/startups capixabas se conectarem com o mercado da América Latina e ampliarem sua atuação global. O novo prazo é o dia 11 de janeiro.

O objetivo central do BretA 2026 é estabelecer vínculos permanentes entre as Retail Techs do Brasil e o ecossistema de inovação do país vizinho. O programa culminará em uma missão internacional de sete dias em Buenos Aires, de 10 a 16 de maio de 2026, que incluirá a participação no Retail Day 2026, um dos principais eventos B2B do setor varejista da América Latina, além de rodadas de negócios e visitas técnicas.

"Essa missão visa abrir uma porta de entrada no mercado da Argentina, inserindo nossas techs no ecossistema de inovação da Argentina, e a partir daí facilitando a sua expansão em todos os países de língua espanhola. Através desse programa inédito, estamos criando oportunidade para o crescimento das nossas empresas, ampliando negócios e trazendo desenvolvimento econômico e social para o nosso estado", afirmou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

A chamada vai selecionar até 15 startups para a missão internacional - sendo até cinco capixabas. As empresas serão divididas em dois grupos:

  • Grupo A (Espírito Santo): Retail Techs com CNPJ no Espírito Santo poderão concorrer a uma subvenção de até R$ 60 mil concedida pela Fapes, por meio do Projeto BSW, para custear despesas de viagem como passagens, hospedagem e alimentação.
  • Grupo B (Outras UFs): Empresas de base tecnológica de outras regiões do Brasil também podem participar da seleção e ter acesso à curadoria e agenda do programa, arcando com seus próprios custos de viagem.

Inclusão e diversidade

Reforçando o compromisso com a diversidade no ecossistema de inovação, o programa dedicará exclusivamente uma das vagas da missão internacional para uma startup cujo líder de internacionalização se autodeclare:

  • Pessoa preta/parda;
  • Quilombola;
  • Indígena;
  • Pessoa com deficiência (PCD);
  • Mulher;
  • Ou LGBTQIAPN+.

As Retail Techs interessadas devem oferecer soluções inovadoras para modernizar e aumentar a competitividade do varejo. Entre os requisitos, a empresa deve possuir CNPJ ativo, produto próprio e designar um líder com domínio avançado em inglês ou espanhol.

Serviço:

Edital Brazilian Retail Techs in Argentina (BretA 2026): clique aqui e acesse o edital
Prazo para as inscrições: 11/01/2026
Site para inscrição: https://fecomercio-es.com.br/breta-2026/
Missão na Argentina: 10 a 16 de maio de 2026


Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

Olá! Sou a Edite,
como posso te ajudar hoje?

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard