11/04/2023 16h57 - Atualizado em 13/04/2023 10h32

Bolsistas da Fapes são contempladas com participação em feira e intercâmbio de ciência e engenharia nos EUA e Israel

Foto: Pâmela, Yasmin e Beatriz junto dos apresentadores da Febrace

O projeto de um defensivo agrícola natural foi desenvolvido no Programa PIC Jr.

O projeto de "Nanoemulsões a partir de óleos essenciais: uso da nanotecnologia como solução sustentável na agricultura", desenvolvido por três estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Vila Velha, vai ser apresentado na feira internacional de ciências e engenharia, a Regeneron ISEF 2023, nos Estados Unidos, em maio deste ano.

O grupo é formado pela aluna de Química Beatriz Pires Meneghetti e as alunas de Biotecnologia Yasmin Ferrari Altoé e Pamela Nunes Avelar. Elas foram bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), Edital 2022, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e vêm colecionando várias conquistas.

O projeto foi premiado na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) de 2023, a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade no País. A mostra ocorreu entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo. Concorrendo com 200 projetos de todo o País, as capixabas ficaram entre os nove projetos selecionados para participar da feira internacional Regeneron ISEF 2023.

O PIC Jr. é um programa da Fapes que apoia financeiramente a iniciação científica em escolas públicas do Espírito Santo e visa a incentivar alunos do Ensino Básico a terem experiências com pesquisas científicas. Desde março de 2023, estão em vigência os projetos desenvolvidos dentro do Edital do PIC Jr. 22/2022, no qual a Fapes está investindo R$ 3 milhões, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).

As jovens pesquisadoras receberam o prêmio destaque como melhor projeto do Espírito Santo e ficaram em segundo lugar na área de Ciências Exatas da Terra. A aluna Beatriz Pires ainda teve uma premiação extra, ao ser selecionada para o intercâmbio científico SciTech 2023, no Technion Institute of Technology, em Israel, entre os dias 02 de julho e 10 de agosto.

“Só tenho gratidão à Fapes pela honra de ter ganhado um prêmio grandioso sendo tão jovem. Foi diferente por eu nunca ter contato com a pesquisa antes dessa iniciação científica do PIC Jr. Poder ganhar uma chance e, a partir dessa oportunidade, fazer tanta coisa daqui para frente e poder receber tanto em retorno, como é o caso da imersão científica, em Israel. Tudo é fundamental e essencial para mim e quero seguir na área da pesquisa da saúde. A Fapes me ofereceu uma chance que está me levando a muitas outras e isso, para mim, é muito importante, muito valioso e sou muito grata por tudo isso’’, disse Beatriz Pires.

O projeto foi coordenado pelo professor do Ifes, Hildegardo Seibert França, que enalteceu a dedicação das alunas e explicou que o objetivo principal do projeto foi alcançado pelo desenvolvimento de um defensivo agrícola natural, sem agressão à natureza e ao ser humano. A partir de relatos na literatura do uso de óleos essenciais em herbicida, inseticida e praguicida, foi possível avançar com aplicações de nano partículas dos óleos essenciais.

“O resultado do projeto é surpreendente. Desde a primeira apresentação em um evento na cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo, não paramos mais. Foi um sucesso total na Feira em São Paulo e agora conquistamos premiações para a exposição internacional”, disse Hildegard Seibert. Segundo ele, essa é a primeira vez que um grupo de alunos do Espírito Santo vai participar de uma feira nos Estados Unidos, que reunirá alunos do Ensino Médio e de todo o mundo.

A estudante Yasmin Altoé falou sobre a importância da Fapes para a realização do projeto, com o incentivo da permanência na pesquisa e o investimento, que, segundo ela, não seria possível produzir as Nanoemulsões sem o apoio financeiro recebido. “O Pic Jr. trouxe uma seriedade para a pesquisa, pois no início estávamos inseguras se todo o esforço valeria a pena. Depois do apoio recebido, passamos a acreditar no projeto e nos esforçamos para que fosse concluído”, disse. 

Ela acrescentou que sem o investimento não seria possível produzir as Nanoemulsões, escrever os textos, fazer as revisões e até mesmo chegar tão longe como a participação em uma feira Internacional. “A Fundação foi muito importante para nossas conquistas e para o contato que tive com a ciência, que achei que nunca teria, e que foi tão grande, graças à Fapes’’, disse Yasmin Altoé.    

O Diretor de Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel, classificou as conquistas do projeto como um grande marco do PIC Jr.  “A inserção destes alunos em ações de pesquisa e inovação sempre tem o potencial de gerar resultados realmente surpreendentes, como é o caso dessas bolsistas. A oportunidade de encontrar esses talentos cada vez mais cedo, já na educação básica, permite um direcionamento da educação, de acordo com suas habilidades, e o encurtamento da formação de recursos humanos super especializados nos mais diversos campos do conhecimento. Parabéns aos premiados e que possamos encontrar cada vez mais talentos nas escolas do nosso Estado”, concluiu Celso Saibel.

Texto: Jair Oliveira e Rafaela Aguiar

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

Tópicos:
Ifes, PIC Jr, Fapes, GovernoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard