05/09/2017 15h53 - Atualizado em 05/09/2017 15h54

Bolsistas da Fapes ganham premiações em Olímpiada internacional na França

Entre um grupo seleto composto por 120 alunos de 30 países diferentes, bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) representaram o Brasil e conquistaram premiações na 11ª Olímpiada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – Ieso), que ocorreu na França, entre os dias 21 e 29 de agosto.

Os bolsistas são Bruno Pancotto e Guilherme Pratissoli, alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do distrito de Itapina. Os dois enfrentaram por três dias uma maratona de provas práticas e teóricas, na língua inglesa, além da participação no ITFI - International Team Field Investigation (Time Internacional de Investigação de Campo), que é um tipo de pesquisa em grupo, composto por sete participantes de diferentes países do mundo. Além dos bolsitas da Fapes, a estudantedo Ifes, Bruna de Oliveira também participou da Olímpiada.

O objetivo desta prova era investigar aspectos geológicos e o que eles desencadeiam para a sociedade. Para esta modalidade, o estudante Guilherme Pratissoli recebeu o certificado de primeiro lugar, e  Bruno conquistou o segundo. “Foi muito enriquecedor participar desta competição, acredito que todos que estiveram lá com certeza cresceram muito como pessoas e profissionais, por termos tido experiências com diferentes culturas e conhecimentos”, destacou Guilherme.

Na premiação principal da Olímpiada, que é a individual, além de ter levado o segundo lugar na ITFI, o capixaba Bruno Pancotto também conquistou a medalha de terceiro lugar, premiação difícil de ser alcançada. “Nos preparamos por dois anos para chegar até aqui, mas mesmo assim eu não esperava receber uma das principais premiações, já que concorremos com estudantes das melhores escolas do mundo. Fico muito feliz em ter participado e ter mostrado a capacidade do Brasil, foi uma experiência inimaginável”, contou o estudante Bruno.

Importância

Além do apoio da Ufes para a capacitação dos estudantes, o principal local onde os alunos puderam desenvolver suas pesquisas foi no laboratório de solos do Ifes, que é considerado o melhor do país na categoria de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embracom). “A Fapes financiou a maior parte dos equipamentos do laboratório, proporcionando que os estudantes se preparassem melhor. Temos bons recursos, e precisamos incentivar que cada vez mais alunos representem o Estado e o país em eventos educacionais tão importantes como este”, destacou o diretor-presidente José Antônio Bof Buffon.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Fapes

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard