05/11/2025 17h23 - Atualizado em 05/11/2025 17h26

BitS 2025: Fapes assina memorando de entendimento com empresa colombiana para colaboração mútua em pesquisa e inovação

Acordo foi firmado durante visita a feira Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) assinou um memorando de entendimento com a Corporation for Smart and Sustainable Territories (CTIS), empresa colombiana focada no desenvolvimento de comunidades fortes e justas, usando tecnologia e colaboração para criar regiões sustentáveis. O princípio de acordo foi firmado na feira Smart City Expo World Congress, em Barcelona, dentro da programação da missão internacional “Brazilian Impact Techs in Spain (BitS 2025)”, que faz parte do Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW), idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e FindesLab.

O diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, participou da reunião e explicou como se dará a colaboração mútua assinada com os colombianos.

"Tivemos essa oportunidade de firmar uma conexão entre o governo do Espírito Santo com a Colômbia. Na conversa que tivemos, concordamos que vamos tentar estabelecer uma parceria por meio do nosso programa "Fapes Global", levando startups capixabas, apoiando-as financeiramente para abrirem e estabelecerem negócios na Colômbia. E, claro, da mesma forma, startups colombianas também virem para o Brasil, especificamente para o Espírito Santo. Esse é o nosso foco", pontuou.

"Mas não se limita apenas a parte de inovação, queremos também na área de pesquisa. A ideia é aumentar a parceria entre as nossas instituições públicas e privadas do Espírito Santo, as universidades, o Instituto Federal, até as próprias escolas de ensino médio, para fazer um intercâmbio entre alunos, professores, pesquisadores para ambos os lados. Esse é o nosso interesse, mas ainda existem mais discussões para serem feitas", informou.

A iniciativa da Fapes trilha o caminho de ampliar os horizontes de parcerias dentro da América do Sul. Recentemente, a Fundação fechou parcerias de pesquisa com Argentina, Uruguai e Paraguai, através da Rede Pilar. Moura, inclusive, revela que haverá uma missão para a Argentina em breve.

"Faremos o BRITA, que é o 'Brazilian Retail Techs in Argentina'. Nós estaremos levando startups capixabas e brasileiras para a Argentina para estabelecer negócios lá e futuramente, quem sabe, startups argentinas possam também se estabelecer no Espírito Santo", frisou.

Como funciona o Programa BSW?

O Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW) apoia as startups a terem sucesso nos seus empreendimentos internacionalmente em quatro verticais:

  • Indústria com as ind techs;
  • Comércio e varejo com as retail techs;
  • Agronegócios com as agrifood techs;
  • Negócios de Impacto com as impact techs.

Cada missão ocorrerá em um país diferente que tenha ecossistema de inovação e tecnologia ativo na vertical que será trabalhada. "Estamos estudando os próximos destinos de acordo com a vertical de cada missão. Sempre seguindo o mesmo modelo de visita que será a participação em um grande evento da área, capacitações, networking, mentorias, conexão com o mercado local e imersão cultural", pontuou Elton Moura.

O diretor de inovação da Fapes reforça ainda que todas as missões têm apoio da Embaixada Brasileira: "Em todas as missões, teremos representantes da Embaixada conosco. É importante dizer que o BSW tem relação direta com o Programa de Diplomacia da Inovação – PDI do Ministério das Relações Exteriores, que tem o objetivo de promover a imagem do Brasil como uma nação inovadora", salientou.


Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard