23/02/2018 17h41

Aprovados no Sinapse da Inovação participam de Workshop Técnico em Vitória

Na última quinta-feira (22) aconteceu na sede da Fucape Business School, em Vitória, o Workshop do Sinapse da Inovação Espírito Santo com os aprovados pelo programa. Com o objetivo de reunir os empreendedores e orientá-los quanto aos planos de trabalho, o evento contou com uma programação intensa e a presença de 52 empreendedores, representantes de 41 startups.

Na ocasião, o Diretor-Presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, marcou presença e enfatizou a importância desse processo de construção e orientação para os empreendedores.

O workshop foi dividido em dois momentos de capacitação e dois momentos de prática. No período da manhã, a equipe do setor de prestação de contas da Fapes, apresentou aos participantes o Sistema de Informação e Gestão da FAPES - SIGFAPES, utilizado para fins de contratação e acompanhamento dos projetos. As orientações relacionadas ao sistema foram apresentadas pelo Gerente de Gestão Orçamentária e Financeira da Fapes, Geanderson Campos Costa e pelo Subgerente de Desenvolvimento e Inovação, Renan Fraga.

Na sequência, a equipe da Fundação Certi entrou em ação para a capacitação técnica de elaboração de um bom plano de trabalho. O Diretor Executivo da Fundação Certi, Leandro Carioni, apresentou a metodologia Sinapse do Hexagrama para o desenvolvimento de um negócio de sucesso. A Gerente de Projetos do Centro de Empreendedorismo e Inovação da Certi, Eliza Coral, falou sobre os requisitos e conceitos de gerenciamento de projetos e passou instruções sobre a elaboração de um bom plano de trabalho. Após as palestras, os empreendedores utilizaram uma ferramenta desenvolvida pela Certi para praticar os conceitos aprendidos e aplicá-los em seus projetos.

A partir do workshop, os sinápticos puderam revisar os seus planos de trabalho, que serão submetidos à Fapes para a contratação dos projetos, e também planejar o futuro de suas empresas.

Próximos passos

Após a finalização da contratação dos projetos pela Fapes, as startups entrarão na etapa de pré-incubação do programa, com início em maio e duração de 6 meses. Os aprovados receberão suporte para o desenvolvimento de seus produtos e negócio, através de capacitações online e presenciais, acompanhamento e mentorias. Serão realizados diversos workshops e imersões sobre temas relacionados às áreas a serem desenvolvidas de seus negócios: produto, tecnologia, mercado, equipe, gestão e capital.

Texto: Equipe Sinapse 

Informações à Imprensa: 

Fernanda Magalhães/Palloma Spala

comunicacao@fapes.es.gov.br

3636-1867

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard