30/06/2022 15h33 - Atualizado em 30/06/2022 15h35

Aberta licitação para reforma do Edifício Valia no Centro de Vitória

Governo do Estado abre processo de licitação para contratação de empresa que fará a reforma do Edifício Valia, localizado no Centro de Vitória. O edital está disponível no site do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES). A sessão pública acontece no dia 18 de julho, às 14h, no auditório do DER, em Vitória. O valor estimado da obra é de R$ 5.198.813,51. O prédio abrigará futuramente a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). 

Localizado na rua Duque de Caxias ao pé da escadaria Maria Ortiz, o prédio foi projetado em 1973, pelo arquiteto Marcelo Vivácqua, importante personalidade da arquitetura capixaba. O projeto do Governo do Estado prevê a reforma e retrofit da edificação – técnica de revitalização em construções antigas adaptando às necessidades atuais –, com instalação de infraestruturas modernas.

A obra integra as ações de revitalização do Centro Administrativo da Capital, projeto prioritário do Governo do Estado. “Avançamos na recuperação de mais um imóvel público na área central da Capital cumprindo as metas propostas no Projeto Cidade Administrativa, desenvolvido pelo Governo do Estado, trazendo para esta região serviços que beneficiarão a economia e o turismo na região onde estão importantes atrativos turístico de nosso Estado”, destaca o secretário de Estado de Turismo Fernando Rocha.

Ainda segundo o secretário, esta é uma ação que vai ao encontro do processo de revitalização do Centro, com utilização de imóveis vazios, proporcionando atração de novas atividades e aumento da circulação de pessoas.

Projeto

Depois de reformado, o prédio será utilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), acomodando aproximadamente 70 servidores. O prédio é composto de sete andares, mezanino e cobertura. De acordo com o projeto estão previstos andares corporativos para atividades administrativas e área de lazer na cobertura com vista para a Praça Oito e Baia de Vitória. 

Todos os andares receberão áreas de apoio e estruturas de rede, energia, iluminação e climatização conduzidos por calhas, eletrodutos e trilhos, comportando, em média, 30 estações de trabalho, com flexibilidade na composição do layout.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636.8006 / 998051308

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard