22/10/2024 10h28 - Atualizado em 22/10/2024 10h29

Startup apoiada pela Fapes chega à final no maior evento de competição entre startup do mundo

A Hubee foi a única empresa brasileira na final da Supernova Challenge Pitch Competition.

Startup capixaba conquista destaque mundial. A empresa Hubee, do ramo de tecnologia, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), foi finalista na categoria Supernova Challenge Pitch Competition do maior evento de conexões de startups e investidores do mundo: o GITEX Expand North Star 2024, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A empresa foi a única startup brasileira a chegar na final da competição.

A startup foi acelerada pelo Governo do Estado, por meio da Fapes, no 1º programa público de aceleração de startups do Espírito Santo, o SEEDES – Startups Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo. Na época, a Hubee recebeu recursos financeiros de até R$ 100 mil, além de capacitação e mentorias por seis meses. 

"Os avanços do programa SEEDES tem sido essencial para fomentar a inovação no nosso Estado. Os incentivos financeiros e a capacitação oferecidos têm gerado projetos notáveis, como é o caso da startup Hubee, que tem conquistado bastante visibilidade com o trabalho realizado. Cada iniciativa realizada demonstra nosso compromisso em fortalecer o ecossistema de inovação”, frisou o diretor de inovação da Fapes, Elton Moura. 

Sobre a Startup Hubee: 

A Hubee, fundada pelas sócias Elaine Colombo e Samar Ghattas, é especializada em design gráficos por assinatura. A empresa conta com a própria plataforma de designer que ajuda equipes de marketing na produção de materiais gráficos. Elaine Colombo destaca como o SEEDES foi importante para o crescimento da startup. 

“Com o apoio do programa, podemos desenvolver nossa própria plataforma de design por assinatura, que até então era uma white label contratada, o que, além de aumentar muito nosso custo, tinha muitos gaps operacionais”, disse a fundadora Elaine Colombo. Ela frisou ainda que, a partir do lançamento da nova plataforma, eles conseguiram novos features e expandiram a cartela de clientes para fora do Brasil. 

A empresa foi finalista na categoria Supernova Challenge Pitch Competition, a maior competição de pitch de startups em estágio inicial do mundo, concorrendo ao prêmio de R$ 200 mil. Sobre serem finalistas, Samar Ghattas ressaltou: “a gente está super feliz com as coisas que a gente vem conquistando. Ir para a final foi uma surpresa, apesar de a gente ter trabalhado para isso. Estamos muito felizes de representar o Brasil e levar a criatividade do Brasil para o palco global. Porque este evento que atrai empresas de vários países diferentes com realidades diferentes.”

Startup capixaba de impacto social conquista a semifinal: 

Outra startup brasileira que chegou na semifinal da competição foi a Jade Autism, fundada por Ronaldo Cohin. Ela é capixaba e também foi acelerada no Programa SEEDES, além de ter sido contemplada na 1ª edição do Programa Centelha-ES, também desenvolvido pela Fapes. A empresa promove educação inclusiva por meio da tecnologia, ajudando no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com atraso no desenvolvimento ou dificuldade de aprendizagem por meio de jogos on-line.

O que é a GITEX Expand North Star 2024?

A GITEX Expand North Star 2024 aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), em uma área dedicada às startups, seguindo um modelo de exibição de startups e facilitadores do ecossistema com uma programação repleta de palestras, sessões de pitch de startups e premiação. O evento reúne compradores dos mercados de tecnologia de crescimento mais rápido do mundo – Oriente Médio, Norte da África e Ásia.

Em geral, o público da feira inclui desde startups a gigantes globais da tecnologia, revelando suas mais recentes inovações. Além disso, há oportunidade de interagir com líderes influentes e tomadores de decisão do setor público. A estimativa é de participação de mais de 1.800 empresas de tecnologia, 650 palestrantes e 900 investidores.

Texto de Rafaela Aguiar  

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / (27) 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard