25/11/2024 17h23 - Atualizado em 25/11/2024 17h45

Servidores da Fapes realizam doação coletiva no Dia Nacional do Doador de Sangue

Cerca de 20 pessoas estiveram no Hemoes.

Nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) mobilizou parte da equipe para fazer a diferença. Um grupo de servidores esteve presente no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemoes) e realizou uma doação coletiva, contribuindo para o abastecimento do banco de sangue do local.

A doação de sangue é um ato de generosidade, empatia e muita importância. O processo para doar é simples e seguro, sem riscos para o doador, já que nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, eliminando a possibilidade de contaminação. O tempo de recolhimento de sangue é rápido, durando no máximo 12 minutos.

Fernanda Evangelista, trainee de Inovação na Gestão Pública na Fapes, revelou que sempre teve o desejo de ser doadora, mas só doou pela primeira vez após ser impulsionada por uma campanha de doação feita pela Fundação.

"Essa iniciativa é um exemplo de como o ambiente de trabalho pode ir além das suas funções principais e despertar em nós a consciência do nosso papel como cidadãos. Mais do que isso, é um lembrete de que pequenos gestos, como doar sangue, têm o poder de salvar vidas. Acredito que, ao promover a conscientização da importância da doação de sangue, estamos também fortalecendo nossos valores enquanto equipe e como pessoas que se importam com o próximo. Tenho muito orgulho de fazer parte de um lugar que nos inspira a fazer a diferença", afirmou Fernanda Evangelista.

Recepcionista na Fundação, Michelly Brandino também fez parte do grupo que foi ao Hemoes. Ela aproveitou a oportunidade para destacar a importância de doar sangue e incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo. "Um simples ato pode salvar muitas vidas. Ao doar sangue, a gente se torna um herói silencioso, que contribui para salvar pacientes de todos os tipos. Doe sangue", convocou.

Para aqueles que também desejam doar sangue, confira abaixo alguns requisitos necessários:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Pesar, no mínimo, 50 quilos.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (mas evitar alimentação gordurosa).
  • Levar documento original com foto recente.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard