18/03/2016 08h46

Seminário avalia Programa Primeiros Projetos

Obesidade, uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, arqueologia, pinhão manso, café e vacinas não injetáveis contra a leishmaniose estão entre os temas abordados durante o último dia do Seminário de Avaliação Final do Programa Primeiros Projetos (Fapes/CNPq), dos pesquisadores doutores da Grande Vitoria, com até dez anos de titulação, nesta sexta-feira (18), no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, Vitória, das 08 às 18 horas.

O Programa Primeiros Projetos (PPP) – Jovem Pesquisador refere-se ao Edital Fapes/CNPq nº 02/2011. Trata-se de uma das principais linhas de ação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ). O PPP tem finalidade de apoiar e fomentar a produção técnico-científica do jovem pesquisador, por meio, principalmente, do fortalecimento da infraestrutura básica de sua instituição de vínculo. As propostas ao PPP são apresentadas por pesquisadores com título de doutor, considerados proponentes, responsáveis pela coordenação dos trabalhos.

Durante o seminário de avaliação final dos projetos do PPP, cada coordenador tem vinte minutos para apresentar os principais resultados de seus trabalhos científicos a uma banca formada por especialistas doutores relacionados às áreas dos projetos avaliados. O seminário é aberto ao público em geral, que terá a oportunidade de conhecer as propostas dos jovens pesquisadores capixabas aos principais desafios do cotidiano e para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Primeiros Projetos - Jovem Pesquisador

No Edital Fapes/CNPQ nº 02/2011, Programa Primeiros Projetos (PPP) – Jovem Pesquisador, foram selecionados 73 projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Foram destinados R$ 1,2 milhão do CNPQ e da Fapes. Os principais objetivos do PPP são o de apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação   ou   recuperação   da   infraestrutura   de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores, assim como a nucleação de novos grupos, em qualquer área do conhecimento.

Podem apresentar propostas, aos editais, pesquisadores doutores, denominados “proponentes”, que tenham vínculo empregatício permanente (celetista ou estatutário) com instituição científica ou tecnológica pública sediada no Espírito Santo. O proponente, necessariamente, é o coordenador do projeto.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro - (27) 3636.1893.

comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard