11/08/2023 12h00 - Atualizado em 11/08/2023 12h03

Resultado final do Edital de pesquisa sobre uso de drogas no Espírito Santo é divulgado

Foto Divulgação: Freepik

A chamada pública é uma ação do Governo do Estado para realizar um diagnóstico sobre o uso de drogas no Estado.

Os pesquisadores capixabas que inscreveram propostas de projetos de pesquisa sobre dependência química no Edital Fapes/Seg-Sesd nº 06/2023 – Diagnóstico Situacional Sobre Uso de Drogas no Espírito Santo já podem acessar o resultado final da chamada pública. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta sexta-feira (11), a última etapa do processo seletivo.

Ao todo, cinco propostas foram submetidas e, dessas, uma foi contemplada para receber financiamento da Fapes no Tema 01 do Edital: “Mortalidade relacionada ao uso de substâncias psicoativas no Espírito Santo”. No Tema 02, “Pesquisa sobre o uso de crack no Espírito Santo”, a proposta inscrita foi desclassificada. Clique aqui e acesse o resultado com as orientações para a contratação.

A chamada pública é uma ação do Governo do Estado para realizar um diagnóstico sobre o uso de drogas no Espírito Santo e, a partir dos indicadores, realizar novas ações de políticas públicas para a população em situação de dependência química. O processo vai ser conduzido pela Fapes, em parceria com a Secretaria do Governo (SEG), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD).

O processo do levantamento dos dados vai contar com a participação dos integrantes do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, conhecido como Rede Abraço, que está baseado em quatro eixos: prevenção; tratamento; reinserção social e estudos; pesquisas; e avaliações.

Dados do Relatório Mundial sobre Drogas

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que cerca de 275 milhões de pessoas no mundo usaram drogas no ano anterior – aumento de 22% em comparação com 2010. Além disso, aproximadamente, 36 milhões de pessoas sofreram de transtornos associados ao uso de drogas em 2020, refletindo um aumento significativo.

De acordo com as Normas Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas, do UNODC, que descrevem as intervenções e políticas que resultaram em medidas de prevenção positivas em vários países e suas características, ações eficazes devem ser planejadas e elaboradas de acordo com a realidade e as peculiaridades dos territórios em que pretendem atuar.

A partir dos dados, a Fapes, com a Secretaria do Governo, lançou esse edital inédito para ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a temática, considerando a realidade do Espírito Santo. A chamada pública tem o objetivo de auxiliar no planejamento e na implantação de uma política sobre drogas baseada em evidências que sejam capazes de ofertar respostas efetivas à população capixaba.

Serviço:

Resultado Final do Edital 06/2023 – Diagnóstico Situacional Sobre Uso de Drogas no Espírito Santo


Clique aqui e acesse o resultado

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
(27) 3636-1118 / 99507-4071
claudia.feliz@seg.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard