10/02/2023 17h32 - Atualizado em 10/02/2023 17h33

R$ 1,7 milhão é disponibilizado pela Fapes em editais de apoio às pesquisas científica, tecnológica e de inovação

Foto Divulgação: Freepik

Prazo de submissão de ambos os editais já está aberto e o cronograma de cada um deles tem chamadas com diferentes prazos. Confira!

Mais investimento para a Ciência, Tecnologia e Inovação capixaba. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou, nesta sexta-feira (10), duas chamadas públicas de apoio às pesquisas científica, tecnológica e de inovação desenvolvidas no Estado: são os editais 04/2023 – Organização de Eventos Técnico-Científicos e 05/2023 – Publicação de Artigos Técnico-Científicos.

As duas chamadas somam um investimento de R$ 1,7 milhão e são destinadas a pesquisadores e pós-graduandos. O prazo de submissão de ambos os editais já está aberto e o cronograma de cada um deles tem chamadas com diferentes prazos. Leia abaixo mais informações sobre cada edital.

O Edital 04/2023 – Organização de Eventos Técnico-Científicos

A chamada pública oferece apoio financeiro para a organização de eventos técnico-científicos de curta duração, como, exemplo, congressos, simpósios, workshops, seminários, mostras, feiras, jornadas científicas, ciclos de conferências, fóruns, entre outros. A Fapes disponibiliza, por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), R$ 1,4 milhão para a concessão do auxílio financeiro.

“A Fundação tem um papel importante em manter a cultura de organização de eventos de cunho científico aqui no Espírito Santo. Muitas vezes, é a partir desses eventos que pesquisadores de fora do Estado e do País vêm ao Espírito Santo conhecer o que é produzido pelos pesquisadores e pós-graduandos capixabas, com o objetivo de debater assuntos relevantes nacional e internacionalmente”, comentou o diretor técnico-científico da Fapes, Celso Saibel Santos.

Os eventos devem ser realizados no Espírito Santo entre o dia 1º de maio e 31 de dezembro de 2023, e devem ter uma duração máxima de 15 dias, contínuos ou não. O edital vai selecionar as propostas em três chamadas, conforme o quadro:

Chamada

Período de realização do evento

(Início e Fim)

Período de submissão de propostas

Recursos financeiros disponíveis

01/05 a 30/06

10/02 a 03/03

R$ 400 mil

01/07 a 30/09

06/03 a 10/04

R$ 500 mil

01/10 a 31/12

02/06 a 14/07

R$ 500 mil

De acordo com o quadro, a 1ª chamada já está aberta e segue até o dia 03 de março. Os interessados podem submeter uma proposta por meio do site www.sigfapes.es.gov.br. Os eventos devem ser enquadrados por abrangência internacional, nacional e eventos estaduais/regionais.

O Edital 05/2023 – Publicação de Artigos Técnico-Científicos

Pesquisadores e estudantes que exercem efetivamente atividades de pesquisa ou de desenvolvimento em instituições de ensino e/ou pesquisa no Estado podem submeter propostas na chamada pública que oferece apoio financeiro para a publicação de artigos técnico-científicos em periódicos acadêmicos ou científicos nacionais e internacionais, que exponham resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

“Diferente da chamada de apoio à publicação lançada em 2022, este edital traz boas novidades para os pesquisadores e pós-graduandos. Nós readequamos o edital para que ficasse atualizado com a última divulgação do Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que divulgou o Qualis no final do ano passado e mudou os níveis de classificação dos periódicos. Com isso, nós adaptamos nossa tabela de apoio a essa atualização”, explicou Celso Saibel Santos.

O diretor também contou sobre outra novidade da chamada pública que a torna mais abrangente. “A Fapes também abriu a possibilidade de que se um periódico não está no Qualis-Capes, mas tem um impacto significativo para a comunidade científica nacional e internacional, também pode ser financiado, ou seja, até 2022 nós só financiávamos a publicação de artigos científicos em veículos que estavam na lista do Qualis-Capes. A partir deste edital para 2023, se o proponente mostrar que tem uma publicação em um periódico de forte reputação que não está no Qualis-Capes, como nas plataformas Scopus ou ISI Web of Science, que são internacionais, ele pode conseguir receber o financiamento necessário para ter seu artigo publicado”, afirmou Celso Saibel Santos.

O edital investe R$ 300 mil na difusão científica das pesquisas realizadas no Espírito Santo. O recurso é oriundo do Funcitec e está distribuído em dez ciclos com R$ 30 mil destinados a cada. As propostas devem ser submetidas em fluxo contínuo, respeitando os ciclos mensais de cada mês até o 5º dia do mês subsequente, conforme tabela abaixo:

Ciclo

Período de submissão das propostas

Ciclo 01

10/02 até 05/03

Ciclo 02

06/03 a 05/04

Ciclo 03

06/04 a 05/05

Ciclo 04

06/05 a 05/06

Ciclo 05

06/06 a 05/07

Ciclo 06

06/07 a 05/08

Ciclo 07

06/08 a 05/09

Ciclo 08

06/09 a 05/10

Ciclo 09

06/10 a 05/11

Ciclo 10

06/11 a 05/12

O Ciclo 01 está aberto e as submissões devem ser feitas por meio do site www.sigfapes.es.gov.br. “Muitos periódicos conceituados cobram uma taxa para publicar o artigo. Então, essa chamada retira o ônus do pesquisador ter que pagar essa taxa de publicação. Esse auxílio financeiro realmente facilita essa divulgação dos resultados”, destacou o diretor Celso Saibel Santos.

Serviço:

Editais de fomento à ciência, pesquisa e inovação capixaba:

Submissão da 1ª chamada até 03/03/2023

Submissão do Ciclo 01 até 05/03/2023.

Todas as submissões podem ser feitas no site www.sigfapes.es.gov.br.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes