Formar novas lideranças para a educação, tendo como base a vivência da sala de aula e a experiência que essa rotina propicia. Essa é a proposta da ONG Ensina Brasil, que acaba de chegar ao Espírito Santo, por meio de uma parceria que envolve o Espírito Santo em Ação, a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a própria ONG.
O projeto começou a ser desenvolvido na última segunda-feira, 5 de fevereiro, em 11 escolas de tempo parcial da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra), localizadas em área de vulnerabilidade social e baixo rendimento escolar. "Estamos apresentando um programa de desenvolvimento de lideranças que começa no melhor lugar para entender as diversas facetas do problema educacional, ou seja, o chão da escola ", argumentou a presidente do Ensina Brasil, Érica Butow.
Quem o "operacionalizará" são 33 jovens, vindos de 10 estados diferentes, chamados Ensinas, que farão parte do corpo docente desses colégios por dois anos. São todos recém-graduados em cursos distintos e vindos de universidades federais e privadas, como USP, Única e Unesp, que irão receber bolsas financiadas pelo Governo do Estado por meio da Fapes, a partir de recursos que somam o valor de R$ 2.294.400 reais.
No dia 2 de fevereiro, o projeto foi apresentado para todos os presentes, assim como foi assinada a parceria entre Fapes e as Instituições, na faculdade Fucape, em Vitória.
Sobre o Ensina Brasil
ONG nacional, o Ensina Brasil foi lançado ano passado com atividades no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Este ano, o projeto está sendo expandido para Pernambuco (Caruaru) e Espírito Santo (Grande Vitória).
Para formar os Ensinas, a equipe da ONG recruta e seleciona jovens comprometidos com a transformação social. E uma vez selecionado, esse grupo passa por uma formação inicial de 250 horas - primeiro passam por um “intensivão” de quatro semanas (aqui são as 250 horas), com aulas presenciais, e completam a carga horária numa formação continuada para a licenciatura, no formato EAD. Ano passado, mais de 8.400 recém-formados se inscreveram na seleção para a escolha de 80 Ensinas no Brasil.
Informações à imprensa
Palloma Spala/ Fernanda Magalhães
(27) 3636-1867/ (27) 9 96933429