16/03/2019 19h30 - Atualizado em 19/03/2019 11h49

Cientistas iniciam pesquisas em Saúde apoiadas pela Fapes para aplicar no SUS capixaba

Os oito projetos selecionados pelo edital do PPSUS foram apresentados no Seminário Marco Zero e avaliados por consultores convidados

Pesquisas voltadas à atenção primária à saúde foram destaque no Seminário Marco Zero, realizado durante a última quarta-feira (13), no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento sinaliza o início das pesquisas aprovadas pela chamada pública do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

Ao todo, oito projetos foram selecionados no Edital 25/2018 lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) em parceria com órgãos federais para melhorar a qualidade do serviço público de saúde. Entre os temas, além da atenção básica, também fizeram parte trabalhos sobre judicialização da saúde e mortalidade perinatal.

O diretor técnico-científico e de Inovação da Fapes, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, considera a ciência e tecnologia como pilares para o desenvolvimento do sistema de saúde. “Este é o momento para o coordenador da pesquisa apresentar o projeto que está desenvolvendo e ter contato com outros pesquisadores. Além disso, o seminário também é uma oportunidade para surgir ideias de novas pesquisas”, afirmou.

Programa de Pesquisa

O PPSUS tem a perspectiva de gestão compartilhada entre parceiros federais e estaduais, com objetivo de financiar pesquisas em temas prioritários específicos para a saúde da população de cada estado.

Segundo o representante do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Cremildo João Baptista, as secretarias estaduais de Saúde conhecem de perto os problemas que existem em cada unidade federal e as fundações de amparo à pesquisa têm a expertise de coordenar o lançamento de editais e a contratação de bolsistas para realizar as pesquisas.

“A atuação do Ministério da Saúde não é como a de uma agência de fomento e o órgão não teria perna para fazer o lançamento do edital e a contratação das pesquisas. Aí entra o trabalho das fundações”, explica. “Além disso, temos que resolver os problemas que a secretaria estadual de Saúde define como prioritários”.
Baptista informou que, em seis edições, mais 300 instituições participaram de 173 chamadas públicas. A evolução do programa pode ser mostrada se compararmos os recursos de R$ 3,7 milhões na edição piloto, em 2002, com o valor de R$ 68 milhões nos editais de 2016.

O Espírito Santo já participou de cinco edições e lançou sete chamadas, investindo recursos que chegam a R$ 5,8 milhões em 114 projetos apoiados. Na primeira experiência capixaba com o programa, em 2004, foram R$ 400 mil disponibilizados. Esse número é bem inferior ao registrado em 2015 (R$ 2,1 milhões).

Consultores externos

Para alinhar os objetivos e fazer ajustes para melhor atender ao SUS, o evento contou com a presença de consultores que fizeram considerações sobre os rumos das pesquisas. Estiveram presentes a pesquisadora Dalia Elena Romero Montilla, professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz; o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Ufes José Geraldo Mill, também diretor do Departamento de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes; e a professora Flavia Imbroisi Valle Errera, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes.

A chamada pública é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pesquisas selecionadas pelo Edital 25/2018 - PPSUS

- A judicialização da política de saúde mental no estado do Espírito Santo.
Pesquisador: Fabiola Xavier Leal (Ufes – Vitória)
- A influência dos determinantes precoces nos desfechos em saúde no período perinatal e neonatal.
Pesquisador: Wanêssa Lacerda Poton (UVV – Vila Velha)
- Aplicação da tecnologia de comunicação por luz visível em monitorização de recém-nascidos de alto risco.
Pesquisador: Jair Adriano Lima Silva (Ufes – Vitória)
- Aplicação de análise espacial na organização territorial da atenção primaria à saúde.
Pesquisador: Fernando Soares de Oliveira (Incaper – Linhares)
- Atenção Primária a Saúde e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças crônicas nas regiões de saúde: coordenação do cuidado e ordenação do acesso.
Pesquisador: Ana Paula Santana Coelho Almeida (Ufes – São Mateus)
- Avaliação da incidência de infecção e perfil de agentes etiológicos relacionados a fraturas expostas após implementação de um protocolo de antibioticoprofilaxia pré-hospitalar.
Pesquisador: Ana Paula Ferreira Nunes (Ufes – Vitória)
- Integração entre a atenção básica a e atenção especializada para o enfrentamento do câncer bucal no Espírito Santo.
Pesquisador: Sandra Lúcia Ventorin Von Zeidler (Ufes – Vitória)
- Tecnologia Gerencial para avaliação do Sistema de Gestão Municipal Rede Bem-Estar do Município de Vitória-ES.
Pesquisador: Eliane de Fatima Almeida Lima (Ufes – Vitória)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes