09/12/2025 15h34 - Atualizado em 09/12/2025 15h37

PODInovar na FAPES fecha 1ª temporada com episódio dedicado aos 20 anos do Nossa Bolsa

Dois servidores da Fapes que atuam na realização do Nossa Bolsa participaram do podcast.

O Programa Nossa Bolsa completa 20 anos em 2026 e já está com inscrições abertas para o próximo ano. Para explicar sobre o programa, que é estratégico para o Governo do Estado ao ampliar o acesso ao Ensino Superior, os servidores Ana Maria de Oliveira e John Macedo, que atuam diretamente na execução do Nossa Bolsa, participaram do 10º e último episódio da 1ª temporada do ‘PODInovar na FAPES’ — o podcast da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

No bate-papo de cerca de 40 minutos, eles trazem curiosidades sobre o Nossa Bolsa, detalham o edital que está aberto com vagas para o 1º semestre de 2026 e explicam como é feita a negociação das vagas ofertadas todos os anos.

“Os cursos oferecidos passam por uma análise do Comitê Gestor do Nossa Bolsa, que identifica as áreas com maior demanda no mercado de trabalho. As instituições de ensino se cadastram no programa e disponibilizam as vagas, que são adquiridas pelo Governo do Estado para que o bolsista selecionado possa estudar sem se preocupar com mensalidade. E vale lembrar: depois de formado, o estudante não precisa devolver nada ao Governo”, explicou Ana Maria de Oliveira, chefe do Núcleo de Programas Estratégicos e Extensão (Nupex) da Fapes, setor responsável pela realização do programa.

John Macedo é assessor do Nupex e participou da mobilização realizada pela Fapes em escolas públicas localizadas em todas as regiões do Estado para divulgação do Nossa Bolsa. “Fizemos muitas visitas. Fomos a 11 escolas, ao todo. E os estudantes nos recebiam com uma certa timidez inicial que depois se transformava em curiosidade. Foi um momento para esclarecer dúvidas e despertar o interesse dos alunos pela graduação”, contou John Macedo.

“Uma das coisas mais marcantes dessas visitas foi encontrar ex-bolsistas que hoje atuam nessas escolas. Inclusive, na área da coordenação”, disse o assessor do Nupex.

Você pode assistir ao episódio completo no YouTube (clique aqui) ou Spotify (clique aqui).

Inscrições para o Nossa Bolsa 2026

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.fapes.es.gov.br/nossa-bolsa até o dia 19 de janeiro. No link o candidato também tem acesso ao edital com o quadro de vagas, instituições e turnos, além de todo o detalhamento do processo seletivo.

São oferecidas 1.001 bolsas distribuídas em 30 faculdades. Mais de 40 opções de cursos estão à disposição. A seleção é pela nota do ENEM de 2021 a 2025 e o candidato deve ter renda familiar per capta de até 2 salários mínimos.

Podem se inscrever quem cumpre um dos seguintes requisitos: 

  • estudou todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • cursou completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral, localizada no Espírito Santo;
  • cursou o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral, localizadas no Espírito Santo;
  • concluiu curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Espírito Santo;
  • cursou o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes). 

Dúvidas sobre o Nossa Bolsa 2026 podem ser enviadas para o e-mail programanossabolsa@fapes.es.gov.br ou no whatsapp (27) 99824-6168.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard