15/09/2021 16h20 - Atualizado em 16/09/2021 17h59

Inscrições abertas para seleção de projetos da 18ª Semana Estadual CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) segue o cronograma de trabalho da Jornada Capixaba de Ciência e Inovação e anuncia que está aberta a seleção de projetos de ciência, tecnologia, extensão e/ou inovação, por meio do Edital Nº 009/2021, visando à difusão do conhecimento para toda a população capixaba com tema: “Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovações para o Planeta. Os interessados em participar devem entregar propostas até 30 de setembro.

O investimento do Governo do Estado neste edital é da ordem de R$ 155 mil, sendo R$ 50 mil por meio da Fapes e R$ 105 mil por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (FUNCITEC), distribuídos por Faixa/Modalidade da proposta.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destaca que o Estado tem papel estratégico no estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico. “Ações como a Jornada Capixaba e a Semana Estadual sinalizam o quão importante para o Governo do Estado são a ciência, a tecnologia e a inovação no processo de desenvolvimento do Espírito Santo. Mobilizar a população capixaba diante desse compromisso é a missão dada pelo governador Renato Casagrande quando fez a junção das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Econômico. Este edital soma-se a estas importantes ações de crescimento e valorização desse ecossistema”, disse Hoffmann.

Os projetos selecionados receberão apoio financeiro para o seu desenvolvimento e produção de vídeo de curta duração com até 20 minutos, que serão exibidos a partir do dia 23 de novembro durante a 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os vídeos serão disponibilizados no site do evento e vinculados a outros eventos apoiados pelo Governo do Espírito Santo, bem como em outros canais de comunicação que ampliem a visibilidade dos resultados dos projetos.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, ressalta a importância de incentivar os jovens a expressarem suas ideias com visão inovadora. “ São eventos como a Jornada Capixaba de Ciência e Inovação que ajudam a despertar a curiosidade desde criança, que posteriormente podem se transformar em profissionais da pesquisa, ciência e invenção. Esse despertar é fundamental e nada como usar a linguagem dessa nova geração, como os vídeos, para tornar esse desafio mais interessante”, pontuou Cristina Engel.

Para submeter o projeto à análise da Comissão Avaliadora, o candidato deve seguir as exigências do edital: ser profissional de Nível Superior; ter vínculo com instituições de Ensinos Fundamental, Médio ou Superior, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo; ter currículo cadastrado na plataforma Lattes e adimplente com a Fapes na data limite da submissão das propostas.

Serão contemplados pelo edital duas modalidades de propostas: a primeira é a Proposta Coletiva Ensino Básico e Técnico, em que a proposta é apresentada por um professor (a) orientador (a) de instituição de Ensino Fundamental ou Médio, pública ou privada, localizada no Espírito Santo. Já a segunda modalidade, é a Proposta Coletiva Ensino Superior, apresentada por um (a) professor (a) orientador de instituição de Ensino Superior, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, junto com a equipe de alunos (as) de graduação ou pós-graduação.

Saiba mais:

CRONOGRAMA DO EDITAL

PERÍODO

Lançamento do edital

14/09/2021

Data limite para submissão das propostas (até 17h59)

Até 30/09/2021

Previsão para divulgação do resultado parcial da seleção

Até 08/10/2021

Previsão para interposição de recursos administrativos

05 (cinco) dias úteis a partir do 1º dia de publicação do resultado da seleção

Previsão para divulgação do resultado homologado pelo CCAF

Até 27/10/2021

Previsão de contratação das propostas aprovadas

Até 05/11/2021

Data da publicação e/ou envio do Vídeo pelos proponentes contratados

Até 14/11/2021

As demais informações estão no edital completo que pode ser acessado aqui.

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno/Jair Oliveira