As inscrições serão abertas no dia 04 de junho.
A espera de quem sonha em começar a graduação ainda este ano acabou! O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), publicou, nesta segunda-feira (27), 2º edital do Nossa Bolsa em 2024. É o edital Fapes nº 04/2024 – Nossa Bolsa 2024/2 em que 1.000 bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pela Fapes estão à disposição da população capixaba.
As inscrições serão abertas às 09h do dia 04 de junho com prazo até as 23h59 do dia 27 do mesmo mês. Entre os requisitos, o 2º edital do Nossa Bolsa em 2024 traz novidade. O candidato deve, agora, ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Antes, o valor era de um salário mínimo. A mudança foi realizada a partir de decreto assinado pelo governador do Estado Renato Casagrande. A medida amplia o público-alvo do programa.
Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o objetivo dessa mudança nos critérios das bolsas é abrir mais oportunidades para os capixabas. “Essa medida visa diminuir as diferenças no acesso à educação, pois mais pessoas poderão concorrer a vaga. Além disso, ao investir na formação de profissionais capacitados, o Estado impulsiona sua capacidade de inovação e desenvolvimento, criando um ambiente favorável para o avanço e a prosperidade de todos", pontuou.
E complementou: “o decreto não apenas representa um avanço na política educacional do Espírito Santo, mas também reafirma o compromisso do Governo do Estado em construir um futuro mais justo, inclusivo e promissor para todos os capixabas.”
O interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2019 e 2023 e optar, no ato da inscrição, por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva. O Nossa Bolsa 2024/2 oferece 40 opções de cursos em diversas áreas profissionais: medicina, pedagogia, enfermagem, psicologia, administração, direito, arquitetura e urbanismo, educação física, odontologia, entre outros. Ao todo, 30 instituições de Ensino Superior localizadas em 12 municípios do Estado têm bolsas no edital.
"Nosso intuito é cumprir o compromisso do Governo do Estado de ofertar vagas no Ensino Superior para pelo menos 4 mil alunos de baixa renda. Com essa nova chamada para o segundo semestre, estamos garantindo essa oferta com algumas novidades. Por meio de decisão do Comitê Gestor do Programa, que conta com a participação da Secti, Fapes, Sedu e Sinepe, estamos ampliando o percentual de oferta de vagas nas áreas de engenharia e tecnologia, áreas carentes de profissionais qualificados aqui no Estado”, pontuou Rodrigo Varejão, diretor-presidente da Fapes.
O diretor ainda comentou sobre a novidade no requisito do candidato: “Também estamos possibilitando que alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo tenham direito de participar. Dessa forma, seguimos trabalhando pelo aprimoramento do programa. Gostaria de registrar o meu agradecimento a equipe Fapes que se dedicou para operacionalizar esse novo edital”, frisou Varejão.
O novo edital de 2022 conta com o investimento de mais de R$ 47 milhões, que serão utilizados no período de até cinco anos, duração estimada dos cursos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Secretaria da Educação (Sedu).
Como é feita a inscrição?
A inscrição será aberta às 09h do dia 04 de junho e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossanolsa. O candidato preencherá seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.Como é a seleção pela nota do Enem?
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e a redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
Quem pode concorrer as bolsas?
O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente ou negro no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
O que é o Programa Nossa Bolsa?
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.
Serviço:
Programa Nossa Bolsa 2024/2
Edital Fapes 04/2024 – Nossa Bolsa 2024/2: clique aqui e acesse o edital
Inscrições de 04/06 a 27/06, por meio do site: www.fapes.es.gov.br/nossabolsa
Texto:Rafaela Aguiar e Samantha Nepomuceno
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923 / (27) 3636-1806
comunicacao@secti.es.gov.br