25/01/2018 17h21 - Atualizado em 29/01/2018 14h12

Governo do Estado lança edital com 140 bolsas de mestrado e doutorado

A coordenação dos Programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado devem ficar atentas ao edital para submissão de propostas

Até o dia 23 de fevereiro, as coordenações de Programas de Pós-graduação (PPG’s), vinculadas à Instituições de Ensino Superior e/ou pesquisas, públicas ou privadas sem fins lucrativos de todo o Estado, podem submeter propostas para pleitear cotas de bolsas de mestrado acadêmico e doutorado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Governo do Estado.

No total serão disponibilizadas 100 bolsas de mestrado com recurso total de 4 milhões e 224 mil reais, sendo metade disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a outra metade pela Fapes, e mais 40 bolsas de doutorado no valor total de 3 milhões e 600 mil reais com recursos provenientes da Capes, sendo fruto do acordo de cooperação firmado juntamente com a Fapes.

Os requisitos que cada PPG deverá atender para receber a bolsa estão disponíveis no edital do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-graduação (Procap), no site da Fapes (www.fapes.es.gov.br). “O Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado é fundamental para a formação e capacitação do capital humano capixaba, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado”, destacou o diretor técnico-científico, Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

Confira abaixo o cronograma:

Atividade

Data limite para submissão das propostas (até 17h59)

23/02/2018

Previsão de divulgação do Resultado de Seleção homologado

A partir de 12/03/2018

Previsão de início da indicação do primeiro bolsista pelo PPG

A partir de 13/03/2018

Sobre o Programa

O Programa tem o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos qualificados, bem como a manutenção de padrões de excelência e eficiência na pós-graduação e também para a qualificação de professores da rede pública de ensino fundamental e médio, municipais e estadual do Espírito Santo, além de promover a construção de uma base sólida de pesquisadores altamente qualificados no Estado.

Assessoria de comunicação da Fapes

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães