19/05/2022 18h03 - Atualizado em 19/05/2022 18h06

Game educativo apoiado no Centelha I está finalizado e pronto para uso

Foto: diretoria da Fapes junto do CEO da Educa Meeple

Startup Educa Meeple desenvolveu um game educativo sobre física para fazer parte do aprendizado na sala de aula e fora dela.

A startup Educa Meeple visitou a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), na manhã desta quinta-feira (19), para apresentar o game produzido com o apoio do Programa Centelha I. É o “Subatômica”, um jogo de tabuleiro com realidade aumentada sobre física de partículas.

Maike Lebarck é o idealizador do game, CEO da startup e foi o proponente do projeto no edital do Centelha I, lançado em 2019. “A participação no Centelha foi de extrema importância para nós. A gente tinha a ideia do game e não tinha o capital para produzir o produto. Então, as mentorias que a gente teve e o recurso que recebemos ajudaram bastante. Sem o Centelha, a gente estaria ainda só na ideia”, contou o CEO.

O empreendedor disse ainda que a consolidação da startup no mercado capixaba foi possível com os benefícios do Centelha. “O Subatômica pode ser usado na sala de aula para que os estudantes aprendam de forma divertida sobre a física das partículas e também para que a família ou um grupo de amigos possa aprender mais enquanto joga um game de tabuleiro” acrescentou Lebarck..

“A Fapes disponibiliza vários editais que permitem que os empreendedores capixabas continuem sendo apoiados e que levem os seus negócios adiante para ter sucesso. A Fapes conta com outros editais, como, por exemplo, o TecNova, que concede apoio às startups após a criação, ou o Edital de Negócios de Impacto Socioambiental, que apoia projetos na área de atuação da Educa Meeple, por levar educação à população. Há também o edital do Seedes, que vamos lançar em breve e será o primeiro programa de aceleração público do Estado. Queremos que as startup se apropriem das oportunidades que o Governo do Estado oferece e dê continuidade aos negócios”, explicou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.

O que é jogo “Subatômica”?

A startup Educa Meeple – Desenvolvedora de Jogos e Tecnologias para Educação é um projeto desenvolvido por Maik Lebarck, professor de Física que fez da tese de mestrado dele um jogo de tabuleiro com realidade aumentada sobre física de partículas. O game “Subatomica” é uma abordagem lúdica, que tem o objetivo de gerar uma experiência de aprendizagem sobre física aos jogadores.

No tabuleiro, cada jogador tem como objetivo descobrir novas partículas e, em cada nova descoberta, o participante ganha uma pontuação. Então, quem descobrir mais partículas vence o game. O projeto do jogo foi uma das 3.556 propostas inscritas no Programa Centelha I, lançado pela Fapes no Espírito Santo, em 2019. Das mais de três mil submissões, 56 ideias foram selecionadas e beneficiadas pelo Centelha ES.

O que é o Programa Centelha?

O Programa Centelha visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no País. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI. No Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Em janeiro de 2022 a Fapes lançou o 2º edital do Centelha – ES que recebeu 1.231 submissões de ideias de negócios inovadores, sendo recorde nacional no número de inscritos mais uma vez.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard