03/12/2025 17h33 - Atualizado em 05/12/2025 10h44

Fórum Nacional CONFAP: FAPES é destaque em evento sobre internacionalização da pesquisa brasileira

O 70º Fórum acontece em Goiânia, Goiás, de terça-feira (03) a sexta-feira (05).

A internacionalização da pesquisa científica brasileira foi pauta no 70º Fórum Nacional CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – que é realizado na cidade de Goiânia, em Goiás, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado (FAPEG). Nessa terça-feira (02) aconteceu o Seminário Internacional CONFAP – “Parcerias União Europeia: Horizon Europe” e no evento, as inovações do Espírito Santo foram apresentadas com destaque.

O diretor de produtos da empresa capixaba Mito Games, Rafael Lontra, e o diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Saibel, foram convidados para apresentar no painel "Oportunidades e participações no Horizon Europe: exemplos de boas práticas" o projeto da Mito Games selecionado para atuar na Europa com apoio da Fapes. 

“O Espírito Santo tem um case de sucesso inédito no Brasil no programa Horizon Europe que é a Mito Games. Pela primeira vez no País uma empresa, e não só pesquisadores, foi contemplada para atuar em um projeto de inovação e tecnologia na Europa. Essa ação foi uma inovação da Fapes que foi apresentada no seminário internacional do CONFAP e FAPEG para servir de exemplo para as demais 26 FAPs do Brasil”, explicou o diretor Celso Saibel.

“Após a nossa apresentação, representantes de diversas Fundações de Amparo do País nos procuraram para tirar dúvidas e entender como conseguimos apoiar a empresa Mito Games para irem para Europa. Sem dúvida, o seminário foi muito positivo, recebemos ótimos feedbacks”, pontuou o diretor da Fapes.

Para Rafael Lontra da Mito Games o seminário foi excelente. “O painel foi muito bom. Eu pude apresentar como foi minha inclusão no Horizon Europe, que hoje, além de me possibilitar a realização do projeto de game para pesquisa científica, também me oportunizou realizar meu mestrado”, contou Lontra.

Também participaram do evento o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Leles; a diretora de Cooperação Internacional do CONFAP e gestora de projetos especiais do Programa Top Managers da Fundação Araucária, Maria Zaira Turchi; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Priscila Valverde; e o oficial de Política para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação na Delegação da União Europeia no Brasil, Dhallys Mota Nunes.

Projeto da Mito Games leva a biodiversidade para o universo dos games

A empresa capixaba vai traduzir em uma linguagem mais simples e humanizada o tema da biodiversidade, que é complexo e singular em cada região.

“O projeto fará um grande levantamento de boas práticas e conta com 4 "laboratórios", que chamamos de T-Labs, que servirão de exemplos concretos dessas práticas.  Cada T-Lab será berço de diversas ações e servirá de uma fonte fidedigna de dados para usarmos como base para criar uma experiência gamificada que tem como objetivo traduzir as complexas dinâmicas envolvidas num tema tão complexo. Por exemplo, qual o impacto de uma expansão no aeroporto para as áreas de matas próximas? Ou do assoreamento de um rio, crescimento populacional? Entre outras”, pontuou o diretor da empresa.

Rafael Lontra também falou de que forma o projeto se conecta à empresa capixaba. “A Mito Games tem o papel fundamental de traduzir todos esses dados, modelos e estudos num jogo sério, que será utilizado por tomadores de decisões por toda a Europa, para que possam aprender mais sobre os impactos que diversas ações podem ter sobre a biodiversidade local”.

“É uma parceria entre a empresa Belga Myth Jeux [irmã Belga da Mito Games] com a Mito Games, onde a Myth Jeux desenvolve todo o Game Design e inteligência por trás do jogo. E a Mito Games com toda sua expertise, não só ajuda a avaliar essa parte teórica, mas é principalmente responsável por materializar esse jogo, publicando e mantendo ele no ar pela duração do projeto e mais três anos depois”, ressaltou.

O que é o Horizon Europe?

O Horizon Europe é o Programa-Quadro de P&I da União Europeia (UE) em vigor de 2021 a 2027. Tem como objetivo apoiar a participação brasileira nas ações da chamada e a expectativa é ajudar a fortalecer a base de conhecimento europeia por meio de pesquisas de fronteira, estimulando inovações e apoiando o desenvolvimento e a demonstração de soluções inovadoras, além de ajudar a restaurar a indústria e a economia.

O que é o Fórum Nacional CONFAP?

Goiânia (GO) sedia, de 3 a 5 de dezembro de 2025, a 70ª edição do Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI/GO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e marca um momento simbólico para a Fundação anfitriã, que celebra neste mês de dezembro, 20 anos de história.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard