14/11/2025 13h30 - Atualizado em 14/11/2025 13h45

Fapes realiza webinário e esclarece dúvidas sobre edital inédito de Letramento Científico

Live realizada nesta sexta-feira está disponível no canal da Fapes no Youtube.

Na manhã desta sexta-feira (14), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realizou um webinário sobre o edital inédito de Letramento Científico, que vai selecionar projetos que promovam o letramento científico, o protagonismo estudantil e a cultura digital nas escolas públicas estaduais certificadas pelo Programa Escola do Futuro, da Secretaria da Educação (Sedu). As inscrições vão até o dia 17 de dezembro.

A apresentação foi conduzida pela Gerência de Pesquisa e Difusão Científica (GEPED) da Fundação, com apoio de representantes da Sedu. Em pouco mais de uma hora, foram detalhados pontos específicos do edital e, ao fim, esclarecidas todas as dúvidas dos participantes presentes. O webinário completo está disponível no canal da Fapes no Youtube (link no serviço abaixo).

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, esteve presente na abertura do webinário, elogiou a parceria com a Sedu, enalteceu a capacidade das equipes de construírem ações inéditas em conjunto e destacou a missão da Fundação em difundir o conhecimento científico.

"A equipe foi capaz de construir um edital inédito, já que a Fapes, até então, nunca tinha desenvolvido uma ação que atendesse diretamente à Rede Estadual de Educação, no Ensino Médio. Agradecer também à Sedu que é nossa parceira nossa em várias frentes, e a gente fica feliz que a Sedu tenha profissionais capacitados, que conseguem pensar em ações ousadas e que vêm reforçar o trabalho que já é feito hoje. Fico encantando que vocês estão conseguindo expandir o projeto Escolas do Futuro, crescendo a cada ano e criando uma oportunidade única para o aluno reforçar a formação dele", afirmou.

Varejão prosseguiu: "Nós assumimos essa missão de levar o conhecimento científico para o grande público. E neste caso em específico nós vamos estar mobilizando as nossas instituições acadêmicas de Ensino Superior a apoiar o trabalho da rede de Ensino Médio. Então, essa ação vem reforçar esse trabalho, valorizando a nossa educação pública e criando mais oportunidades para incrementar a formação dos nossos alunos. A Fapes está sempre pensando em ações novas que possa contribuir, espero que a gente tenha muitas propostas e consiga colher bons frutos dessa iniciativa".

Quem também participou da transmissão foi Carina Zago, gerente de qualificação profissional do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cepofe) da Sedu. “Gostaria de agradecer à Fapes, a todos os envolvidos na elaboração e construção desse edital. Para a Sedu é uma iniciativa extremamente importante e valiosa, que fortalece a articulação entre a formação docente, inovação e produção do conhecimento. Quando a gente tem essa aproximação entre as instituições de ensino e a educação básica, isso potencializa muito o crescimento dos professores", pontuou.

Para finalizar, a gerente de pesquisa e difusão científica da Fapes, Edinir Pinheiro, agradeceu a todos os participantes e se colocou à disposição para construção de novas ações em parceria.

"A Fapes vai estar sempre aberta a novas ações em parceria. Vamos precisar sempre estar em conexão, repensando as nossas ações, porque precisamos atingir de fato o que a gente espera com cada edital. Esse é o nosso objetivo", disse.

Serviço

- Webinário sobre o edital nº 24/2025 - Letramento Científico: clique aqui para assistir!

Edital 24/2025 – Letramento Científico: clique aqui e acesse o edital
Prazo para as inscrições: 17/12/2025
Site para inscrição: sigfapes.es.gov.br
Dúvidas sobre os editais: editais.duvidas@fapes.es.gov.br

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard