17/08/2023 15h58

Fapes realiza cerimônia de posse dos novos membros das Câmaras de Assessoramento

Foto: Ascom/Fapes

O evento foi realizado na tarde dessa quarta-feira (16).

A tarde dessa quarta-feira (16) foi de alegria e satisfação para os 148 novos membros das Câmaras de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A cerimônia de posse dos novos membros que compõem as 10 Câmaras de Assessoramento da Fundação foi realizada no auditório da sede da Fapes, em Vitória.

A Diretoria Executiva da Fundação recebeu os novos membros e conduziu o evento que reuniu mais de 200 pessoas, entre membros, autoridades do meio acadêmico e servidores. O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, fez a abertura da cerimônia desejando sucesso aos profissionais que vão atuar na Fundação.

“É com alegria que recebo todos vocês para o mandato de dois anos à frente das Câmaras que executam um trabalho fundamental para a Fapes. Vocês serão nossos aliados na garantia de qualidade da produção científica e de inovação, e na segurança da aplicação dos recursos públicos. Também terão uma função importante ao atuarem de forma individual, como consultores ou avaliadores ad hoc em suas respectivas áreas, quando editais, convênios ou acordos de cooperação previrem a emissão de parecer individual, e, de forma coletiva, em demandas que requeiram deliberações por câmaras ou comitês. Estamos animados e com ótimas expectativas”, afirmou Denio Arantes.

As Câmaras de Assessoramento atuam como órgão consultivo da Fapes. Os membros trabalham na avaliação de projetos e de relatórios técnico-científico, de pesquisa, extensão e de inovação, além de outras atividades correlatas, sob a coordenação da Diretoria Técnico-Científica e da Diretoria de Inovação da Fapes.

O diretor Técnico-Científico da Fundação, Celso Saibel, falou da expectativa em ter a composição das Câmaras firmada por meio da posse. “A expectativa é de que eles possam contribuir com a Fapes, fazendo as tarefas que a gente espera de avaliação de projetos, avaliação de relatórios, ajudando a gente quando tiver que tomar alguma decisão colegiada, relativa aos editais e às parcerias. Então, a partir de agora, a gente vai sempre contar com esses especialistas, cada um na sua área de estudo, para darem recomendações e suporte às novas avaliações daqui para frente”, comentou Saibel.

As 10 Câmaras são divididas pelas áreas do conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, neste novo mandato, conta com duas novidades: as Câmaras de Inovação e de Extensão, que são duas áreas trabalhadas fortemente pela Fapes.

“Para a Inovação, além de poder apoiar na avaliação dos projetos da área, a Câmara também consegue indicar pontos de melhorias nos nossos editais. Então, a gente consegue compreender onde precisamos melhorar. E pela experiência de mercado que os membros têm, eles também podem trazer novas propostas. Enfim, será bastante rica a colaboração dos membros e eu, particularmente, estou muito feliz com essas novidades”, destacou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.

Vanessa Battestin é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e foi empossada na Câmara das Ciências Humanas. A professora disse estar animada com o trabalho com a Fapes.

“Que a gente tenha muita sabedoria para conseguir enxergar o futuro, o que é prioritário e também compreender naqueles projetos os que têm, de fato, condições de serem executados. Infelizmente, nem todas as ideias são possíveis de serem concretizadas. Então, compete as nós ajudar a Fapes a filtrar quais são esses projetos possíveis e a conseguir enxergar quais são essas propostas que vão fazer a diferença para a sociedade. Estou animada”, disse Vanessa Battestin.

Foram empossados 148 novos membros, sendo 45 residentes no interior do Espírito Santo, que vão compor as 10 Câmaras correspondentes às oito áreas de conhecimento do CNPq, mais as Câmaras de Extensão e de Inovação. São elas:

  1. Ciências Agrárias
  2. Ciências Biológicas
  3. Ciências da Saúde
  4. Ciências Exatas e da Terra
  5. Ciências Humanas
  6. Ciências Sociais Aplicadas
  7. Engenharias
  8. Linguística, Letras e Artes
  9. Extensão (nova)
  10. Inovação (nova) 

Histórico das Câmaras de Assessoramento da Fapes

As Câmaras de Assessoramento da Fapes foram criadas em julho de 2009 e completaram 14 anos de existência em 2023. Na época, as Câmaras foram criadas por meio da Lei Complementar nº 490 em oito grupos de trabalho, divididos por áreas do conhecimento.

Cada área de conhecimento era representada por uma câmara com competência para analisar o mérito técnico-científico de solicitações de fomento, apoio e incentivo, além de avaliar e acompanhar os resultados dos projetos. Os membros das Câmaras de Assessoramento poderiam ser residentes ou não no Espírito Santo, com mandato de dois anos, renovável por mais dois anos.

Em dezembro de 2022, foi publicado o Regimento Interno das Câmaras de Assessoramento, por meio da Resolução CCAF nº 321. Em junho de 2023, foi aprovada a nova composição das Câmaras de Assessoramento da Fapes, por meio da Resolução CCAF nº 327.

Homenagem aos servidores

Durante o evento, a diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lucia Araujo, fez a leitura de uma carta de agradecimento que o Conselho Científico Administrativo da Fapes (CCAF) elaborou para os servidores da Fundação pelo empenho no trabalho e atendimento às demandas de forma ágil e eficaz.

Segue trecho da carta:

Aos servidores, colaboradores, bolsistas e estagiários da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes),

O Conselho Científico Administrativo da Fapes (CCAF) vem expressar sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado diariamente pela equipe técnica e de apoio da Fapes em prol do avanço da Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão no Estado do Espírito Santo e no Brasil. Como resultado do esforço e dedicação, a Fapes tem sido reconhecida e prestigiada reiteradamente em eventos realizados em todo o território nacional.

[...]

Muito obrigado por tudo que vocês fazem e continuem com o excelente trabalho!

“Sem dúvida, foi um momento importante do evento que trouxe mais reconhecimento e valorização aos trabalhadores que compõe a equipe Fapes. Sabemos que a nossa equipe é enxuta e que entregamos muito! E tudo só é possível graças às pessoas que se dedicam diariamente à Fapes”, comentou Lucia Araujo, após a leitura da carta de agradecimento.

Para receber a carta em nome de todos os servidores da Fapes, o servidor com mais tempo de serviço na Fundação, Geanderson Costa, gerente de Gestão do Planejamento Orçamentário e Financeiro (Gepof), foi escolhido. “É uma satisfação representar todos os trabalhadores da Fapes. Essa homenagem é, sem dúvida, merecedora porque somos uma equipe pequena que trabalha forte e com muito empenho para que as ações da Fundação sejam excelentes e gerem bons resultados. Obrigado CCAF pela homenagem”, falou Geanderson Costa.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard