31/10/2022 14h38 - Atualizado em 31/10/2022 14h39

Fapes prorroga edital de R$ 3,3 milhões para apoio a projetos de iniciação científica em escolas da rede pública

Foto: pexels.com

Chamada PIC Jr. 2023 visa promover inserção de jovens estudantes na pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Incentivo para que alunos da Rede Pública de Ensino Básico capixaba tenham experiência com a pesquisa científica é o que o Edital 22/2022 – Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr. 2023) visa a promover. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou a chamada que prorrogou o prazo limite de submissão de propostas para até o dia 08 de novembro.

O PIC Jr. 2023 investe R$ 3,3 milhões na seleção de propostas de projetos que serão desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas no Estado, prioritariamente em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. A lista com as áreas prioritárias do Programa está descrita no Anexo II da chamada pública. O investimento é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Os projetos inscritos devem estar sob a coordenação de pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa sediadas no Espírito Santo e em conformidade com os temas de interesse descritos no Anexo I do Edital.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, comentou sobre os efeitos futuros do PIC Jr. “Esse programa é o nosso maior e melhor instrumento de sensibilização do jovem estudante, tanto para que ele deseje ingressar num curso superior quanto para que entenda e sonhe em ser um pesquisador. É preciso criar, especialmente nesses jovens residentes em áreas de maior vulnerabilidade social, a confiança de que existem caminhos que podem conduzi-los a uma vida digna, recheada de descobertas e de possibilidades”, salientou.

"Por outro lado, precisamos da curiosidade e da capacidade criativa desses jovens, pois serão eles que conduzirão o futuro da ciência e do desenvolvimento tecnológico do Espirito Santo. O PIC Jr é um investimento no hoje com o olhar no amanhã”, frisou Cristina Engel.

As inscrições de propostas podem ser feitas no site www.sigfapes.es.gov.br até as 17h59 do dia 08 de novembro. Ao todo, 84 projetos serão contratados pelo programa, segundo estimativas da Gerência de Formação e Capacitação Técnico-Científica (Gecap) da Fapes.

O PIC Jr. tem o objetivo de despertar nos estudantes da Rede Pública de Ensino Básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos) a vocação para a ciência e o desenvolvimento tecnológico, bem como para ações de inovação.

Serviço:

Edital 22/2022 – Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr. 2023): clique aqui e acesse o edital

Prazo para submissão de propostas: até as 17h59 do dia 08 de novembro de 2022.
Site para submissão: www.sigfapes.es.gov.br 

Texto: Samantha Nepomuceno 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard