09/03/2023 18h29 - Atualizado em 10/03/2023 10h57

Fapes promove roda de conversa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Ascom/Fapes

O evento aconteceu nessa quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, no auditório da Fapes.

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) com a realização de uma “roda de conversa” e a participação da doutora em Psicologia Luziane Siqueira. Durante o encontro, realizado, nesta quarta-feira (08), no auditório Fundação, em Vitória, foi apresentado um resgate histórico da luta das mulheres por igualdade de gênero, destacando as conquistas desde 1917 até os dias atuais.

“Para este ano tivemos a ideia de trazer um debate que agregasse mais conhecimento para todos nós e também reflexões sobre a luta feminina, que sabemos que não é pouca e que tem muito caminho pela frente. Foi uma tarde produtiva, de conhecimento e confraternização para marcar o dia 08 de março. Parabéns, mulheres da Fapes, que atuam fortemente em diversas frente e são fundamentais para o bom desempenho da Fundação!”, destacou a diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lucia Araujo.

Entres os temas apresentados foram discutidas a situação da mulher no mercado de trabalho e suas questões salariais, as situações comportamentais da sociedade perante o empoderamento da mulher, a discriminação racial, sexual e de gênero em um País patriarcal e machista que resulta no alto índice de feminicídio.

Para a doutora Luziane Siqueira, o convite da Fapes se tornou mais importante quando apresentaram a ela o número de mulheres que compõem a equipe de colaboradores. “Me foi passado que mais de 60% dos servidores da Fundação são mulheres. Por isso, é ainda mais importante falarmos sobre a condição da mulher no ambiente de trabalho”, comentou.

A professora de Psicologia ainda destacou a participação dos homens na roda de conversa. “É importante que os homens escutem o que nos atravessa quando vamos, por exemplo, ao trabalho. Somente nesse trajeto ao trabalho nós, mulheres, somos atravessadas com coisas que muitos homens não vivenciam. Então, é importante que os homens também percebem essas diferenças entre nós”, pontuou.

O advogado Daniel Marchezini, servidor responsável pelo setor de assessora técnica da Fapes, destacou a relevância do encontro para o entendimento sobre o que é o machismo que as mulheres sofrem todos os dias. “Considero fundamental a gente entender que a questão do machismo não tem que ser combatida exclusivamente em benefício da mulher. É importante para a sociedade que isso seja gradativamente combatido e revertido para temos uma sociedade mais igual do ponto de vista de gênero”, afirmou o servidor Daniel Marchezine.

A recepcionista da Fapes, Camilly Ferrugine, considerou a presença da psicóloga muito importante. “Achei uma iniciativa muito interessante, porque ampliou meus conhecimentos e me deu uma visão diferente sobre o papel da mulher e suas conquistas”.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard