Todas as cinco chamadas estão com inscrições abertas.
Internacionalização da pesquisa científica, tecnológica e de inovação produzida no Espírito Santo é o objetivo do Governo do Estado com a adesão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) a cinco chamadas públicas de países do continente europeu. Juntas, as chamadas somam um investimento de 418 mil euros disponibilizados pela Fapes para apoiar a mobilidade dos pesquisadores capixabas.
As cinco chamadas internacionais são:
Todos os editais já estão com a inscrição de propostas aberta.
“Internacionalizar a pesquisa capixaba é fundamental para posicionar o Espírito Santo como um estado inovador e competitivo no nível internacional. Ao conectar nossos pesquisadores com centros de excelência globais, fortalecemos o desenvolvimento científico e tecnológico realizado pelas instituições capixabas, ampliamos parcerias e a visibilidade do conhecimento gerado, favorecendo o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
O que é a chamada Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council) ERC IA 2024?
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) lançou a chamada Confap – ERC IA 2024, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap em outubro de 2016, no contexto do então programa Horizon 2020 e vigente no atual programa Horizon Europe (2021-2027), e tem por objetivo apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa, em projetos financiados pelo ERC.
No Espírito Santo, a Fapes aderiu à chamada e vai apoiar até três projetos capixabas com o valor máximo de 6.000 euros para cada, totalizando 18 mil euros com recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O projeto selecionado terá o prazo de vigência de até 12 meses e o apoio financeiro no âmbito da Fapes deverá abranger despesas de custeio e capital, exceto bolsa.
O ERC apoia projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Os projetos fomentados pelo ERC poderão cobrir outros custos, como diárias e/ou outros custos diretamente relacionados à implementação do projeto coordenado pelo Conselho Europeu Grantee (coordenador do projeto financiado pelo ERC). Estes custos devem ser negociados diretamente com o ERC Grantee.
O que é a chamada Confap & Marie Skłodowska-Curie (MSCA) – Intercâmbio de Pessoal 2024?
A chamada MSCA 2024 é um convite do Confap aos pesquisadores do Brasil a participarem de colaborações em pesquisa e inovação associados ao programa europeu de apoio à Pesquisa & Inovação Horizon Europe. A chamada é lançada pelo Confap com base no Acordo Administrativo assinado em 2021 entre a Comissão Europeia (DG-RTD), o Confap, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sobre os mecanismos para apoiar a cooperação entre a União Europeia e o Brasil em atividades de pesquisa e inovação.
A chamada busca apoiar projetos colaborativos de mobilidade e pesquisa, de excelência científica, prevendo intercâmbios, envolvendo países da União Europeia (UE) e associados ao Horizon Europe. Os projetos devem incluir aspectos inovadores em qualquer área do conhecimento.
A Fapes aderiu o edital e vai apoiar até cinco missões com o valor máximo de 20 mil euros cada, com recursos do Funcitec. Os projetos selecionados terão o prazo de vigência de até 36 meses e o apoio financeiro no âmbito da Fundação deverá abranger despesas de custeio e capital, exceto de bolsa.
Os projetos colaborativos devem envolver no mínimo três países da UE ou associados ao Horizon Europe e serão propostos pelos coordenadores europeus na plataforma do Horizon Europe. Os pesquisadores do Espírito Santo proponentes devem submeter suas propostas na qualidade de parceiros dos projetos submetidos na plataforma Horizon Europe pelos coordenadores europeus, diretamente na plataforma SigFapes. As propostas submetidas pelos pesquisadores capixabas serão elegíveis para contratação pela Fapes somente se estiverem associadas a um projeto aprovado no âmbito do programa Horizon Europe.
O que é a chamada Confap & Biodiversa+ (BiodivTransform 2024-2025)?
A Parceria Europeia para a Biodiversidade (Biodiversa+) lançou a chamada BiodivTransform 2024-2025, com o objetivo de apoiar a pesquisa e a inovação transnacional e colaborativa em “Biodiversidade e Mudança Transformativa”. A iniciativa vai contemplar projetos de pesquisa que unam disciplinas e setores para identificar, analisar e compreender processos de transformação que possam deter e reverter o declínio da biodiversidade.
No Brasil, a Biodiversa+ é apoiada pelo Confap, e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas FAPs participantes da chamada. A Fapes aderiu a chamada internacional e vai apoiar até dois projetos do Espírito Santo com no máximo 50 mil euros para cada, com recursos do Funcitec.
Para serem elegíveis, os consórcios de pesquisa terão de incluir equipes de um mínimo de três países que participam financeiramente da chamada, incluindo pelo menos dois Estados-Membros da União Europeia ou de países associados à União Europeia.
O que é a chamada Confap & Water4All - Water for Circular Economy 2024?
A Parceria Europeia para Segurança Hídrica – Water4All a chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024. A iniciativa conta com a adesão de 36 agências de financiamento da Europa e de países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica a longo prazo.
As propostas de pesquisa e inovação submetidas à chamada devem abordar pelo menos um dos seguintes temas:
Em consonância com os objetivos estratégicos da Water4All, os resultados da chamada devem contribuir para a implementação de políticas e estratégias de gestão da água, globais, da União Europeia e nacionais, baseadas em evidências, incluindo o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), a Diretiva-Quadro da Água da União Europeia, a Transição Justa e a agenda de ações pela água dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Espírito Santo participa da chamada por meio da Fapes que vai apoiar até dois projetos no valor máximo de 50 mil euros cada, com recursos do Funcitec.
O que é a chamada Confap & Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR) 2024?
O Confap lançou a chamada Confap & CNR 2024, para apoiar projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Itália. As submissões de propostas vão até o dia 29 de novembro de 2024. A chamada foi lançada no âmbito do Programa de Cooperação assinado pelo Confap e CNR para realização de ações conjuntas entre as entidades, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pesquisadores e projetos conjuntos de pesquisa e inovação nas áreas estratégicas: Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Bioeconomia.
A Fapes vai apoiar até cinco projetos, com até 20 mil euros por projeto, totalizando 100 mil euros, com recursos do Funcitec. Os projetos selecionados terão prazo de vigência de até 24 meses.
*Com informações do Confap
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / (27) 3636-1851
comunicacao@fapes.es.gov.br