02/10/2023 11h21 - Atualizado em 02/10/2023 11h32

Fapes participa de Fórum Nacional Consecti & Confap 2023

Foto: Myckael Portugal/Divulgação Fapespa

O evento foi realizado do dia 27 a 30 de setembro em Santarém, no estado do Pará. 

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcou presença nos quatro dias do Fórum Nacional Consecti & Confap 2023. O evento, que trouxe como tema principal os “Desafios da Amazônia”, é uma realização do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET) e a Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (Fapespa). O Fórum aconteceu na cidade de Santarém, localizada na região do Baixo Amazonas no estado do Pará.

O encontro reuniu presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), para promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional, além dos desafios da região Amazônica. 

O evento começou na última quarta-feira (27) e seguiu até a última sexta-feira (29) na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os diretores das FAPs e as lideranças de CT&I debateram pautas pertinentes aos avanços da área no Brasil e exterior, e buscaram ações para melhorar as operações das Fundações. 

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, participou do Fórum e falou da importância do evento. “No Fórum, nós gestores, pudemos acompanhar as tendências da área, trocar experiências e alinhar as próximas pautas. Sem dúvida foi um evento enriquecedor e eu retorno ao Espírito Santo com novas ideias para impulsionar ainda mais o nosso Estado”, comentou Arantes. 

Celso Saibel, diretor Técnico Cientifico da Fapes, também prestigiou os quatro dias do encontro. Para o diretor, a participação no Fórum permite que a Fundação esteja inserida nas principais discussões sobre a agenda atual e futura da CT&I no Brasil e no exterior. 

“Os principais atores nacionais da área, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estão presentes no evento, tratando de novos editais, linhas de financiamento, programas e parcerias envolvendo as Fundações Estaduais. O evento também proporcionou reuniões com os diretores técnicos-científicos de todas as FAPs para tentar alinhar ações e soluções para problemas comuns na gestão das Fundações”, declarou Saibel. 

“Queremos promover a integração, o desenvolvimento de soluções conjuntas baseado no modelo de amparo de cada uma das Fundações. Discutiremos a parceria com entes nacionais, regramento em nível federal, preparando um documento que vai servir de subsídio para outras discussões ao longo da programação do Fórum”, pontuou o diretor científico da Fapespa, Deyvison Medrado. 

Programação  

A programação do Fórum contou com atrações culturais na abertura oficial do encontro que deram início as atividades. No primeiro bloco de atividades foi debatido sobre a temática “Amazônia+10”, iniciativa que visa apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical. 

Ainda aconteceram mais três blocos de atividades: Agências Nacionais de Fomento à CT&I (Finep, Capes e CNPq); Sessão Consecti/Confap e Desenvolvimento de um Neuroprotetor Natural: o case da startup Neuroprotect - Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces). 

Também foi realizada visita ao Museu de Ciência da Amazônia (MuCA) e o último dia do Fórum contou com mais dois blocos de discussões: Desafios da Pesquisa e Pós-graduação na Amazônia, com reitores e diretores de instituições de Ciência e Tecnologia, e uma apresentação da Finep. Além de reunião interna entre membros do Consecti e Confap. 

Texto: Jair Oliveira e Samantha Nepomuceno / Com informações da Fapespa e Confap

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard