30/06/2023 17h05 - Atualizado em 03/07/2023 10h01

Fapes participa de evento de inovação e tecnologia no Rio de Janeiro

O Encontro Regional Fortec Sudeste aconteceu no Parque Tecnológico da UFRJ e reuniu atuantes do Brasil no fomento da CT&I nacional.

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), marcou presença no grande evento de inovação e tecnologia realizado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizado nessas quarta-feira (28) e quinta-feira (29), o Encontro Regional Fortec Sudeste reuniu pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados de vários locais do País para debaterem a Interação ICT-Empresas: inovação para o desenvolvimento local e regional.

As discussões aconteceram em oito mesas, dois minicursos e três visitas técnicas a empresas do Parque Tecnológico: Ambev, Laboratório de Métodos Computacionais e Engenharia (LAMCE) e Laboratório de Tecnologia Oceânica Programa de Engenharia Oceânica/Coppe (LabOceano).

Pela primeira vez, o Espírito Santo compôs uma das mesas debatedoras do evento. O diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, foi convidado para o debate sobre Políticas Públicas de CT&I e Fomento para Inovação: o que é necessário aperfeiçoar. Também compuseram a mesa os representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), de São Paulo (Fapesp) e do Rio de Janeiro (Faperj), contando ainda, com representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O mediador foi Gesil Amarante Segundo, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Bahia.

O diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, classificou a participação da Fundação no evento como de grande destaque. “Foi uma honra representar a Fapes no Fortec. E receber esse reconhecimento pela Fundação, de sermos uma das maiores Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação do Brasil, nos credencia a ampliar as discussões, apresentar sugestões e pautar temas relevantes para todo o ecossistema de CT&I do País. Foi gratificante participar desse evento”, contou Moura.

O que é Fortec

O Fortec é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos com duração indeterminada, de representação dos responsáveis nas universidades, institutos de pesquisa, instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos de inovação tecnológica (NITs), agências, escritórios e congêneres.

A Associação desenvolve suas atividades por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações, da doação de recursos físicos, humanos e financeiros ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam nas áreas de interesse da associação.

Programa Profnit

O Profnit é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação stricto sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores: acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais etc.

É um programa presencial do Fortec em rede nacional de Pontos Focais oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do NITs, servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Texto: Jair Oliveira

Informação à Imprensa: