06/09/2023 10h25 - Atualizado em 12/09/2023 09h31

Fapes participa de delegação do Confap em missão a Portugal

A comitiva participa do 32º Encontro de Prospetiva da Arrábida.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) foi convidada para compor a delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A delegação está em Portugal, em missão no 32º Encontro de Prospetiva da Arrábida, que teve início nessa segunda-feira (04) e acontece até esta quarta-feira (06), em Arrábida, cidade portuguesa.

A delegação brasileira foi recebida pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e pelo CEO da Elio Tecnologia, Rui Pedro de Almeida Ribeiro. Representando a Fapes, o diretor Técnico-Científico, Celso Saibel, participa da missão internacional.

“É uma honra representar a Fapes nesta missão internacional que apresenta perspectivas para o desenvolvimento sustentável, a partir de experiências de sucesso realizadas em Portugal, em países da África, no Brasil e em países da América Latina. Várias das ideias apresentadas têm potencial de serem aplicadas no desenvolvimento do País e do Espírito Santo”, comentou Celso Saibel.

O diretor Técnico-Científico também falou sobre uma novidade para a Fundação que foi alinhada durante o evento. “A boa notícia é que a Fapes deve participar de um projeto da K4P Alliance, com as FAPs de Santa Catarina e Paraná, e com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) de Portugal, na área de remoção de carbono da atmosfera”, afirmou Saibel.

O objetivo principal do 32º Encontro de Prospetiva da Arrábida é o de discutir sobre as condições para alcançar o desenvolvimento sustentável em nível global, nos termos das previsões demográficas para 2050, e da evolução da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O que é o Encontro de Prospetiva da Arrábida?

Os Encontros de Prospetiva da Arrábida são realizados desde 1992 e têm por objetivo estimular a análise prospectiva em Portugal, visando garantir um espaço anual de reflexão crítica e aberta em torno de questões estruturantes para o desenvolvimento do País e do posicionamento em âmbito internacional.

Os encontros mobilizaram, ao longo dos últimos 30 anos, agentes públicos, de setores acadêmicos e científicos, assim como autoridades políticas, dirigentes empresariais, parceiros sociais, além de especialistas nacionais e estrangeiros.

O que é a K4P Alliances?

É uma joint venture que visa a estimular a colaboração institucional e iniciativas destinadas a alcançar a meta de neutralidade de carbono, ou "net zero", até 2050, por meio de projetos-piloto sustentáveis ​​de longo prazo na América Latina e na África, e que promovam atividades de pesquisa e inovação com a participação ativa das comunidades locais.

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações do Confap e K4P Alliances

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard