Feira contou com a presença de secretarias e órgãos do Governo do Estado, instituições de Ensino e Pesquisa, empreendedores e escolas.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcou presença nos dois dias da 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada na segunda-feira (25) e nessa terça-feira (26), na "Cidade da Inovação", em Vitória. O estande da Fundação no evento contou com a parceria do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte (Leena), sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que expôs um de seus projetos financiados pela Fapes: o jogo de xadrez temático em que as peças do tabuleiro, impressas em 3D, são monumentos tombados do Estado.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou o local durante sua passagem pela Feira e conheceu o projeto de perto. Ao olhar as peças, reconheceu uma estátua de imediato. "Essa é a Dona Domingas", cravou fazendo referência ao monumento que fica localizado no Centro de Vitória e homenageia uma senhora negra e pobre que vagava pelas ruas da Capital carregando uma sacola nas costas com material que recolhia.
Lucia Aparecida Araújo, diretora administrativo-financeira da Fapes, também esteve do evento. Visitou diversos estandes, conversou com visitantes e recebeu o governador no local destinado as ações da Fapes.
"Foi uma alegria receber o governador em nosso estande. Preparamos um material específico para o evento, destacando as oportunidades da Fapes no impulsionamento da CT&I capixaba. Os colaboradores da Fundação presentes no evento tiveram a oportunidade de atender os visitantes, tirar dúvidas e divulgar as ações da Fapes", explica a diretora.
Fapes participa de painel, mesa redonda e podcast
Quem também marcou presença foi o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão. No primeiro dia, ele participou de uma mesa redonda sobre o "Panorama Atual da Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo", junto com Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Pedro Henrique Trindade, secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura da Serra; e Everlam Elias Montibeler, coordenador do Laboratório das Cidades (LabCidades). Além disso, também apresentou o painel "Como ter acesso às linhas de fomento da Fapes (bolsas para formação científica, extensão, inovação e pesquisa)", no qual pode interagir diretamente com coordenadores e bolsistas de projetos apoiados pela Fundação.
No segundo dia, Varejão esteve presente no podcast do Instituto Jones do Santos Neves (IJSN), ao lado de Jales Cardoso Soares Júnior, subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Eles falaram sobre o panorama atual do ecossistema estadual e também das perspectivas para o futuro da área. No fim, o diretor-geral da Fapes classificou o ano de 2024 como especial.
"Estamos completando um ano incrível para a Ciência e Tecnologia. A área está em pauta, vários eventos acontecendo e, o fechamento, o ponto alto, está sendo a nossa Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. Importante recordar que tivemos este ano o aniversário de 20 anos da Fapes e recebemos a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia depois de uma década. Além da Conferência Regional, com todos os estados da região sudeste, e também o encontro de todas as FAPs do Brasil, que reforçaram o papel e o protagonismo da Fapes no cenário nacional", comentou o diretor-geral da Fapes.
Varejão prosseguiu: "E agora, aqui na Cidade da Inovação, estamos juntos, Fapes com a Secti, as instituições de Ensino Superior e Pesquisa, os nossos empreendedores... Enfim, todo o ecossistema junto em prol da CT&I capixaba. Seremos protagonistas e, assim, vamos impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado."
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br