08/08/2025 10h06

Fapes organiza comitiva de empresas capixabas do setor de alimentos e bebidas para participar de feira internacional de inovação na Alemanha

Seleção para participar da Drinktec Munique 2025 aconteceu nessa quinta-feira (07).

Mais uma oportunidade de internacionalização para empresas capixabas que atuam com inovação. Entre os dias 15 e 19 de setembro, acontece a Drinktec Munique 2025, principal feira mundial da indústria de bebidas e alimentos líquidos, na Alemanha, e a convite da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações (Verband Deutscher Maschinen – und Anlagenbau – VDMA), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) organiza a ida de uma delegação de empresas capixabas da área que tenham interesse em participar do evento em solo europeu. O objetivo é oportunizar uma imersão completa e continuar consolidando o Espírito Santo como referência nacional e internacional em inovação.

"Tenho que parabenizar toda a equipe da Fapes envolvida, que respondeu a esse convite para mobilizar empresas capixabas a atuar em um intercâmbio em ambiente de negócios na Alemanha de forma rápida. Nossa equipe se mobilizou e conseguiu dar retorno. Agora esperamos que a gente consiga selecionar algumas empresas para compor essa comitiva e participar dessa feira de negócios na Alemanha, que vai ser muito importante", afirmou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

Para formar essa comitiva, a Fapes convidou empresas e startups capixabas do setor de alimentos e bebidas para uma seleção, nesta quinta-feira (07). No encontro, os representantes das empresas presentes realizaram um pitch de até 5 minutos cada. Além disso, foram compartilhadas informações detalhadas sobre a participação internacional e dúvidas foram esclarecidas diretamente com a equipe da Fundação.

Varejão destacou que a Fapes vem criando oportunidades para que as empresas e startups selecionadas nos editais de inovação possam caminhar dentro do vetor de internacionalização, que a Fundação vem atuando com intensidade.

"A Fapes está trabalhando dois vetores no seu plano estratégico: o vetor da interiorização, levando as nossas ações para todos os cantos do Estado, de norte a sul do Espírito Santo, e a internacionalização. Tanto a pesquisa quanto a inovação têm que ir além das fronteiras. A nossa relevância depende que os nossos pesquisadores e empreendedores atuem fora do Estado e internacionalmente. E essa ação, esse esforço de investir na internacionalização, está completamente ligado a essa agenda que está gerando frutos", enalteceu.

"O que antes era só uma indução, um estímulo, agora é participação efetiva em parcerias internacionais, dando oportunidade para os capixabas desenvolverem o seu negócio lá fora e, com isso, trazendo mais investimento para o nosso Estado, criando oportunidades para que profissionais possam atuar e trabalhar em setores promissores, desenvolvendo economicamente o Espírito Santo", concluiu.

Temas da Feira

A Drinktec Munique 2025 conta com mais de mil expositores de 50 países para apresentar as últimas tendências do setor. No evento serão exibidos soluções e conhecimentos que cobrem toda a cadeia de valor e os desafios da indústria. Os três temas principais da feira são:

  • Circularidade e Gestão de Recursos: abordará reutilização da água, tratamento de efluentes, recuperação de energia, uso de subprodutos da produção e embalagens mais eficientes, além da nova regulamentação europeia sobre embalagens (PPWR). 
  • Data2Value: foca na transparência dos processos e uso de IA e machine learning, com aplicações como previsão de sabores, manutenção preditiva e otimização da limpeza com base na detecção de contaminação. 
  • Estilo de Vida e Saúde: trará soluções para bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico, além de bebidas funcionais com adição de nutrientes e proteínas vegetais, inclusive derivadas de subprodutos da cervejaria.

Segundo Varejão, deu para perceber no encontro que existe uma riqueza de iniciativas na área de alimentos, com empreendedores capixabas contribuindo e apostando nesse setor.

"Vimos aqui que alguns deles já estão preparados para fazer negócio fora do Brasil. Nós confirmamos que o nosso investimento está surtindo efeito, estamos atraindo para os editais da Fapes empreendedores que desenvolvem produtos qualificados para a competição fora do Estado e do Brasil", pontuou.

Confira abaixo os benefícios já sinalizados pelos organizadores da feira:

  • Visitas técnicas guiadas a fabricantes alemães como Huber SE e Krones;
  • Rodadas de negócios (matchmaking) com empresas associadas à VDMA;
  • Eventos de networking (“Get Together”) durante a feira;
  • Espaço de fala em painel/palco;
  • Espaço de exposição/stand (em negociação com Messe München e VDMA).

O que é a VDMA?

Trata-se da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações (Verband Deutscher Maschinen- und Anlagenbau). Uma das maiores associações industriais da Europa, que representa cerca de 3,6 mil empresas do setor de Engenharia Mecânica e Industrial.

A VDMA tem forte atuação global, com presença significativa na Europa, China, Índia e EUA, promovendo inovação, digitalização, sustentabilidade e internacionalização das empresas associadas.


Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard