03/10/2025 11h40 - Atualizado em 03/10/2025 16h23

Fapes no 69º Fórum Nacional CONAP: Programa capixaba de internacionalização de startups é destaque no evento

O Fórum aconteceu em Minas Gerais do dia 30 de setembro a 02 de outubro e reuniu todas as FAPs do Brasil.

Os investimentos públicos para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Governo do Estado são destaque nacional mais uma vez. Durante o 69º Fórum Nacional CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, as ações da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) foram elogiadas e incentivadas para serem replicadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil.

Entre os destaques do evento, o Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW), idealizado e realizado pela Fapes com recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), foi escolhido como modelo para as 27 FAPs do País. “É com orgulho que celebro o reconhecimento do trabalho feito no Espírito Santo, que hoje inspira outras FAPs do Brasil”, afirmou Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fundação.

O BSW foi apresentado no painel “Fomento à Inovação: A Contribuição Essencial das Fundações de Amparo à Pesquisa”, no segundo dia do fórum.

Varejão fez questão de compartilhar o mérito: “Quero dividir esse reconhecimento com todos os capixabas, agradecer ao Governo do Estado pelo apoio e parabenizar cada colaborador da Fapes que contribui para esse grande sucesso”.

Ele também destacou a importância do encontro. “O 69º Fórum Nacional CONFAP foi extraordinário. Fomos muito bem acolhidos pela FAPEMIG [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais], responsável pelo fomento à ciência e inovação em Minas Gerais. Agradeço especialmente ao presidente da fundação, Carlos Arruda, pela recepção e pela excelente organização em conjunto com o CONFAP”, completou.

Encontros Técnicos

A programação do fórum incluiu encontros técnicos e outras atividades, que serviram como espaço para troca de experiências e discussão de pautas de interesse comum entre as 27 FAPs.

A diretora Administrativo-Financeira da FAPES, Lucia Araujo, participou de um dos encontros ao lado da assessoria jurídica e da gerência financeira da Fundação. Para ela, o momento foi rico em debates e trouxe contribuições produtivas para todas as FAPs. “Tratamos de assuntos específicos, como a prestação de contas simplificada, dentro do que preconiza o marco legal de ciência e tecnologia”.

Lucia Araújo também destacou a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia. “A presença do ministro foi fundamental para esclarecer pontos que muitas vezes geram dúvidas nas FAPs, especialmente em relação aos órgãos de controle. Suas explicações mostraram o que é possível executar dentro da legislação, dando mais segurança às contratações de projetos de CT&I e fortalecendo o desenvolvimento do Espírito Santo e do País”. 

Para o diretor de Inovação da FAPES, Elton Moura, toda a programação do fórum foi muito proveitosa. “Tivemos trocas de resultados e ideias bastante relevantes, com várias possibilidades que podemos levar para o Espírito Santo. Mas o destaque foi o reconhecimento que a Fapes recebeu, especialmente na área de internacionalização, com o protagonismo que o BSW vem conquistando no Brasil”, afirmou.

O diretor Técnico-Científico da FAPES, Celso Saibel, também participou do fórum. “O evento foi uma grande oportunidade de diálogo direto com nossos principais parceiros de fomento no Brasil. A participação da ministra de CT&I, Luciana Santos, na abertura enriqueceu muito os debates. Tivemos reuniões produtivas sobre o marco legal da inovação, que traz mudanças importantes para a execução do nosso trabalho, além de discussões sobre a formação de recursos humanos em CT&I e o desenvolvimento de novas pesquisas. Do ponto de vista da integração entre pesquisa, desenvolvimento e inovação para o País, o encontro foi extremamente positivo”, destacou.

O 69º Fórum Nacional CONFAP

O evento foi organizado pelo CONFAP, em parceria com a FAPEMIG e reuniu representantes das 27 FAPs do País, além de parceiros estratégicos de agências nacionais e internacionais de fomento à CT&I, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as Fundações e seus parceiros, e debater os principais desafios e caminhos para o futuro da CT&I no Brasil.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard