25/08/2023 17h33 - Atualizado em 28/08/2023 10h31

Fapes marca presença nas oficinas da Capes para Novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

As oficinas acontecem em Brasília e é mais uma etapa para elaboração do Plano Nacional.

Os diretores Técnico-Científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) compõem o grupo de gestores das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) do Brasil, que estão em Brasília para discutir sobre o Novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Celso Saibel e Elton Moura foram convidados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar das oficinas sobre o Plano.

As oficinas tiveram início nessa terça-feira (22) e terminam nesta sexta-feira (25). A iniciativa é mais uma etapa da Capes para o processo de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação, que será utilizado no período de 2024 a 2028. O objetivo das oficinas é o de discutir os componentes estratégicos para o novo documento.

O diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel, comentou sobre a participação nos encontros. “Estamos aprendendo a técnica que será aplicada para a construção do novo PNPG. A ideia é que a gente consiga aplicar todo a aprendizado destas oficinas nos encontros que vamos promover no Espírito Santo com os atores locais. Dessa forma, vamos trabalhar na construção das diretrizes estaduais para o plano nacional, pois temos características especificas do nosso Estado que serão ressaltadas nessa construção seletiva”, explicou.

O diretor Técnico-Científico também falou sobre o alcance do novo plano. “Vamos trabalhar os temas estratégicos em termos de pós-graduação e o que precisamos fazer para que a pós-graduação atinja esses objetivos nos próximos 10 anos. Logo, estamos fazendo um planejamento para os próximos 10 anos escutando quatro setores da sociedade: academia, empresas, governo e sociedade civil organizada”, pontuou Celso Saibel.

Para o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, as oficinas têm sido agregadoras para o próximo passo que será realizado na elaboração do novo PNPG, as oficinas locais, em cada estado do Brasil. “Vamos aplicar a técnica apresentada pela Capes aqui em nossa oficina no Estado. Vamos convidar atores da academia, empresas, governo e sociedade civil organizada para, juntos, no dia 19 de setembro, identificarmos os temas estratégicos importantes para o direcionamento futuro das estratégias da Capes para a promoção da pós-graduação do País”, destacou.

Sobre o PNPG

O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG começou com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.

De acordo com o cronograma da Capes, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do PNPG 2024-2028 será encaminhado para a aprovação pelo Conselho Superior da Coordenação.

Em uma segunda etapa, a Capes se debruça sobre os subsídios dessa Comissão para construir o plano com os componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) e, em paralelo, dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações da Capes

Informação à Imprensa: