15/05/2024 10h27 - Atualizado em 15/05/2024 10h28

Fapes marca presença na feira Study in Europe Road Show que promove oportunidades de estudos em países europeus

O evento aconteceu no teatro universitário da Ufes, em Vitória.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcou presença no Study in Europe Road Show, evento que tem como objetivo informar estudantes do Brasil sobre oportunidades acadêmicas na Europa. A edição estadual da feira aconteceu no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, e foi organizado pelas agências de promoção dos estudos na França (Campus France), Alemanha (DAAD Brasil), Suíça (Swissnex) e Espanha (Embaixada da Espanha).

O evento também contou com a participação de outros países, como Suécia, Irlanda, Itália e Bélgica, além de representantes de universidades europeias, e tem o apoio institucional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A Fapes fez parte da programação do evento com a palestra sobre fomento à pesquisa apresentada pelo diretor-presidente, Rodrigo Varejão.

“Foi uma satisfação participar deste evento. Uma ótima oportunidade para apresentar as ações da Fapes de fomento à internacionalização da pesquisa e da inovação. O público participante do evento, que era majoritariamente composto por estudantes de diferentes instituições de Ensino Superior do nosso Estado, teve a oportunidade de conhecer os editais de fomento para missões, estágios e visitas para pesquisa científica no exterior, além dos destinos mais procurados pelos beneficiários da Fundação nas últimas edições de nossos editais”.

Ele continuou: “Um dos objetivos do Governo do Estado, por meio da Fapes, é impactar esses jovens e proporcionar condições para que se tornem futuros pesquisadores protagonistas no avanço da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e futuros empreendedores que irão desenvolver soluções inovadoras com impacto local, nacional e internacional”, pontuou Varejão.

Com entrada gratuita, o evento reuniu estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de entusiastas na área da pesquisa, que puderam esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre como estudar no exterior por meio do atendimento em estandes e palestras. Foi apresentado o sistema de ensino, formas de candidatura, bolsas de estudos e outras oportunidades disponíveis para os capixabas interessados em cursar graduação, mestrado ou doutorado fora do País.

No Brasil, seis cidades receberam o Study in Europe Road Show, sendo elas: Campinas, Boa Vista, João Pessoa, Campo Grande, Porto Alegre e Vitória, que encerra o evento.

*Com informações do Confap

Texto de Samantha Nepomuceno e Rafaela Aguiar